EX-PRESIDENTE DA COMISSÃO DA CEDEAO MORRE EM PARIS

O ex-presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Marcel de Souza, morreu em Paris (França) vitíma de ataque cardíaco. De Souza de 65 anos ajudou na mediação da crise política guineense no período em que dirigia a Comissão da CEDEAO, tendo vindo várias vezes a Bissau para mediar as divergências entre atores políticos guineenses.

De Souza exerceu no seu país (Bénin) a função do ministro do desenvolvimento no regime do ex-presidente Boni Yayi. Marcel de Souza, irmão mais velho de Chantal Yayi, esposa do ex-chefe de Estado beninense, morreu na noite de terça-feira, 16 de julho, após uma parada cardíaca, anunciou a media local.  

Chegado à chefia da Comissão da CEDEAO em 8 de abril de 2016, Marcel De Souza percebe “a imensidão do trabalho a ser feito” numa área de 320 milhões de habitantes em 15 países. A segurança das pessoas, a saúde, a recuperação econômica e o campo político eram os desafios que precisavam ser resolvidos.  

Considerado muito próximo do ex-presidente Boni Yayi, em maio de 2019, foi proibido de visitar o ex-presidente que estava sob vigilância policial. Em junho de 2019, Boni Yayi mandou-o falar com o clero beninense no contexto da crise pós-eleitoral no Benim.  

O Democrata/ beninwebtv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *