PRIMEIRA DAMA SOCORRE TRÊS PACIENTES EM DIFICULDADES PARA TRATAMENTO MÉDICO

A Primeira Dama da Guiné-Bissau, Maria Rosa Vaz, entregou esta quinta-feira, 18 de julho de 2019, bilhetes de passagem de avião a quatro pacientes com dificuldades para tratamento médico em Portugal.

A ajuda foi conseguida através da fundação “Maria Rosa Vaz” e todos os pacientes devem deixar o país ainda esta noite. 

Entre os pacientes está uma criança de 8 anos de idade, de sexo feminino, que padece de variação congénita (deformação da coluna vertebral toráxica). Outros beneficiários do apoio da Fundação são uma jovem de 20 anos de idade com problemas de “coração grande” que espera o primeiro atendimento ainda esta noite, logo a sua chegada ao Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, Portugal, um jovem de 27 anos de idade que sofre de uma fratura patológica da terceira vértebra lombar (doença de mal de pote) e uma acompanhante que irá seguir todo o processo de tratamento da menor de 8 anos.

Em declarações aos jornalistas, todos foram unânimes em agradecer o gesto demostrado pela Primeira Dama que, através de apoios de parceiros da Fundação, interveio em tempo record para socorrê-los  para que possam ser evacuados para tratamento médico no estrangeiro, concretamente em Portugal.

Por sua vez, Marcelina Monteiro, vice-presidente da fundação, disse acreditar que com determinação, é possível contribuir para o bem-estar social e assegurou que a fundação vai continuar a trabalhar nesse sentido.

Maria Rosa Vaz encontrou-se também com um jovem com  deficiência física não especificada, a quem ajudou a financiar os seus estudos superiores no estrangeiro, através de uma bolsa de estudos para Dakar, no Senegal. Trata-se de Orlando Gomes, licenciado em contabilidade e finanças. Segundo Orlando Gomes, o seu maior desejo neste momento é entrar  no mercado de trabalho e participar ativamente no desenvolvimento do país.

Pede, no entanto, a todas as pessoas com deficiência a acreditarem mais que são capazes, por isso devem encarar a vida com determinação para vencer os desafios e projetar o futuro.

Por: Filomeno Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *