PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU EXORTA POPULAÇÃO A PLANTAR ÁRVORES

O Presidente da Camará Municipal Bissau, Rui Gonçalves Cardoso, exortou esta quarta-feira, 07 de Agosto de 2019, à população guineense a plantar árvores nas ruas das suas casas e cidades, de modo a banir a desertificação,  a falta de água e a poluição do ar, contribuindo assim para o bem-estar mundial.   

Após a cerimónia oficial de lançamento de plantação Ornamental Nacional, realizada na rua Eduardo Mondlane junto ao Hospital Nacional Simão Mendes, Rui Gonçalves Cardoso realçou a importância das árvores e pediu que cada guineense plantasse uma árvore e cuidasse das árvores plantadas pelo governo, contribuindo assim para o seu bem-estar.

Mostrou-se satisfeito com a iniciativa da direção geral das florestas e Fauna e disse que sua direção perspetiva recuperar os jardins da capital de modo a trazer de volta a vista que era a cidade de Bissau, “cidade limpa e verde”. Rui espera que essa sinergia entre as duas instituições continue e seja fortificada. 

O novo diretor Geral das Florestas e Fauna, Constantino Correia, disse que as cidades do país carecem de árvores nas ruas e ignoram a importância que as árvores têm, particularmente para a raça humana, por isso foi lançada a plantação nacional de árvores.

Disse ainda que graças ao apoio da Câmara Municipal de Bissau foi possível a sua direção ajudar na diminuição da temperatura, mas também vai colaborar na recuperação da vista verde das cidades no país. Explicou que a primeira fase será nas cidades centrais regionais para mais tarde incluir os setores e vilas através de brigadas já constituídas .

As plantas serão dos viveiros nacionais. Para Bissau existem cerca de cento e cinquenta espécies. Exortou a câmara de Bissau a solicitá-los sempre que necessário para a poda das árvores. Segundo disse, a poda feita por agentes camarários não respeita as técnicas florestais.

De acordo com a direção das florestas, cerca de 21 mil árvores serão plantadas em todo o país, com a variedade de espécies entre as quais, pau de sangue, pau de carvão.  

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *