O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) ofereceu na passada sexta-feira lote de equipamentos estimado em cerca de dez mil dólares à Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desportos. O referido donativo destina-se às juventudes de Bissau e Gabú.
Entre os materiais doados figuram duas fotocopiadoras, 4 HP Office Pro, 1 Infocus IN 26 Projetor WXGA, Televisor LED 60”, 1 Mesa suporte de TV LED 60”, 1 Leitor de DVD/CD/USB e 3 Discos Externos.
Na cerimonia de entrega dos materiais, o secretário-geral do referido departamento beneficiário, José da Cunha disse que o donativo ora recebido irá colmatar as dificuldades que a juventude guineense enfrenta, sobretudo os Centros Multifuncionais da Juventude (CMJ) construídos com o apoio do FNUAP.
De acordo com José Cunha, os CMJ visam aconselhar os jovens sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis.
ʺO objetivo dos CMJ é de servir de um lugar de aconselhamento aos jovens na matéria da saúde sexual e reprodutiva em adolescentes e jovens. Sendo uma preocupação do Governo, os centros devem redobrar os esforços para melhorar o performance nesse aspectoʺ, vincou José da Cunha.
Ainda o responsável, aconselhou os presidentes dos CMJ a fazerem um bom uso de equipamentos doados, sustentando que os kits custam muito dinheiro, por isso devem merecer uma gerência racional e responsável.
Por seu lado, o Representante Assistente da FNUAP, Mamadu Jao disse que a sua organização delineou nos últimos tempos a sua área de intervenção, priorizando a saúde materna e a juventude. Esta visão, disse Jao, coincide com as preocupações do executivo e sublinhou que há grande motivo para apostar na juventude por representar cerca de 50 por cento da população guineense.
Jao considera ainda que reforçar os CMJ significa robustecer a própria capacidade da juventude, acrescentando que os jovens através dos Kits possam estar mais informados para poderem decidir sobre as suas próprias vidas.
O Representante Assistente manifestou a abertura total da sua organização em relação à cooperação com o Governo e outros parceiros em prol do desenvolvimento do país e do benefício da população.
Para o presidente do Instituto da Juventude, Lucas Na Sanhá, os materiais recebidos do FNUAP contribuirão na melhoria do funcionamento CMJ. Na Sanhá promete fazer tudo para que os equipamentos recebidos cheguem aos seus respectivos destinos. Exortou os utentes dos referidos materiais no sentido de fazerem um bom uso do mesmo, apelando as outras organizações a seguirem o mesmo exemplo do FNUAP.
Por: Sene Camará

















