CNE AVISA QUE FALTA DE VERBAS PODE INVIABILIZAR A DATA DAS PRESIDENCIAIS NA GUINÉ-BISSAU

A comissão Nacional das Eleições (CNE) alertou esta quinta-feira, 17 de outubro de 2019, que a falta de disponibilização de fundos pode inviabilizar a realização das eleições presidenciais, agendadas para 24 de novembropróximo.

Num comunicado lido à imprensa, o órgão gestor das eleições chama atenção para a necessidade de “promover ações concretas e céleres junto dos potenciais financiadores” para a disponibilização dos fundos prometidos, “caso contrário, o não cumprimento em tempo útil, implicará a sobreposição de atividades operacionais e perigará o escrupuloso cumprimento da data de 24 de novembropara as eleições presidenciais”.

Segundo o comunicado, lido à imprensa por Felisberta Vaz, porta-voz da CNE, até à data “nenhum fundo foi desbloqueado pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), na qualidade de gestor de fundos doados pela comunidade internacional, alegando que as verbas prometidas pelos parceiros de desenvolvimento, ainda não refletiram nas suas contas bancárias por razões burocráticas”.

A CNE adverte também que a falta de verbas está a “condicionar o pagamento corrente dos encargos com o pessoal” e a ter reflexos numa série de atividades de sensibilização cívica, com início previsto para 23 de outubro.

As eleições presidenciais na Guiné-Bissau estão marcadas para 24 de novembro, estando a eventual segunda volta prevista para 29 de dezembro. A campanha eleitoral vai decorrer entre 01 e 22 de novembro.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *