Eleições presidenciais: GOVERNO JAPONÊS FINANCIA AS ELEIÇÕES COM 405 MILHÕES DE FCFA

O Governo do reino de Japão através da sua Embaixada em Dacar, capital do Senegal, disponibilizou uma verba de 405 milhões de Francos CFA [617 mil euros] com o intuito contribuir nos esforços do financiamento  das eleições presidenciais agendadas para o próximo dia 24 de novembro. A iniciativa foi testemunhada por meio de uma assinatura do protocolo de acordo, ontem, 14 de novembro de 2019, entre o Embaixador do Japão para a Guiné-Bissau, Tatsuo Arai e o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Bissau, Tjark Marten Egenhoff, numa das salas da reuniões da Embaixada nipónica em Dacar e testemunhada pelo Embaixador da Guiné-Bissau no Senegal, Braima Sano.

O diplomata japonês com residência na capital senegalesa, Dacar, no seu discurso que o acordo no valor de 405 milhões de Francos CFA, doados pelo seu governo para apoiar as eleições presidenciais, faz parte da cooperação financeira não responsável do governo de Japão.

“A nossa contribuição de hoje não é a primeira, já que no ano passado o nosso país havia disponibilizado à Guiné-Bissau, um financiamento de 550 milhões de Francos CFA para ajudar o país a organizar as eleições legislativas”, explicou o Embaixador nipónico, lembrando que o seu país havia financiado também as eleições legislativas e presidenciais de 2014.

“Para umas eleições bem-sucedidas, é essencial estabelecer meios suficientes e eficazes com a finalidade de efectuar uma votação de forma transparente, como garantia para a estabilidade. O apoio de hoje permitirá a condução das eleições, fornecendo e instalando equipamentos como urnas, envelopes, papel e outros materiais necessários”, explicou.

Assegurou que o apoio abrangerá parte das despesas de difusão e remuneração dos consultores técnicos, que segundo ele, são elementos muito importantes e em particular, para mobilizar e incentivar os cidadãos a votarem bem como sensibilizá-los sobre a importância de uma participação massiva nas eleições. Acrescentou, no entanto, que desta vez o governo japonês vai enviar dois observadores eleitorais, o que na sua opinião demostra a confiança entre os dois países.

Reconheceu no seu discurso que a Guiné-Bissau dispõe de um potencial em recursos naturais e humanos, tendo frisado que grande parte da população guineense é composta por jovens, que querem trabalhar para serem úteis ao país. Assegurou que o seu país está disposto para ajudar o povo guineense no sentido de beneficiar do seu potencial de forma sustentável a fim de alcançar o desenvolvimento socioeconómico,  sem o qual a paz e a estabilidade não podem existir.

Para o representante do PNUD na Guiné-Bissau, Tjark Marten Egenhoff, a contribuição do governo nipónico para o “Basket Fund” vai completar assim as contribuições de outros parceiros decisivas para permitir a preparação do processo eleitoral, como também garantir  a criação das condições técnicas, logísticas e materiais para o escrutínio de  24 de novembro.

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *