Anúncio: CONSULTOR-FACILITADOR DE ATELIÊS DE BEM-ESTAR EM TOSTAN

Termos de referência

Tostan é uma organização 501(c) (3) sem fins lucrativos com sede em Dakar, Senegal e atualmente a operar em cinco países da África Ocidental. Estrategicamente, a organização está engajada no desenvolvimento de sua competência principal, na educação para o empoderamento e na documentação e ampliação do impacto sustentável que a organização cria em uma série de áreas.

O modelo pioneiro de Tostan, o Programa de Reforço da Capacidade Comunitária (PRCC) de três anos, já atingiu milhares de comunidades na África Ocidental e Oriental desde 1991. Os resultados na governação, educação, saúde, empoderamento económico e ambiente estão atualmente monitorados, e Tostan está particularmente orgulhosa de ter desempenhado um papel importante no empoderamento em larga escala de mulheres e meninas e no abandono comunitário de práticas nefastas como a excisão feminina e o casamento de crianças.

Como parte do seu plano de engajamento estratégico de 2019-2022, Tostan está concentrada na escala estratégica. A organização está a desenvolver novas estratégias de implementação para apoiar a liderança comunitária no início da mudança sistémica em larga escala a nível regional.

Também está a criar novos modelos para partilhar e replicar os seus programas com outros parceiros de desenvolvimento e a expandir a sua capacidade de partilhar a abordagem holística de Tostan para apoiar e influenciar um leque de audiências locais e globais.

POSIÇÃO

Tostan Guinea Bissau engaja um facilitador de reunião para realizar uma consulta de pessoal sobre o bem-estar na Guiné-Bissau.

Como parte do plano estratégico de 2019-2022, Tostan coloca o bem-estar organizacional no centro do seu modelo organizacional. Como parte de um programa de bem-estar internacional de dois anos, Tostan está a reunir recomendações de pessoal sobre bem-estar individual e coletivo para elaborar um programa de bem-estar organizacional.

Esta consulta na Guiné-Bissau terá lugar num local a ser confirmado de 11 a 13 de Março de 2020.

Todas as tarefas são realizadas sob a supervisão do coordenador nacional de Tostan Guiné-Bissau.

ÂMBITO DE TRABALHO

Está planeado que o facilitador vai implementar o Guia do Facilitador de Tostan sobre a Consulta de Bem-Estar durante três dias (2 grupos de 1,5 dias cada) usando técnicas de facilitação de grupo e abordagens participativas para assegurar a participação plena de todo o pessoal. O facilitador selecionado deverá:

  • Usar quebra-gelos, jogos e estímulos para estabelecer um ambiente de aprendizagem optimal,
  • Dar as instruções claros e concisos
  • Assegurar a gestão do tempo
  • Desenvolver um clima de confiança, de abertura, de respeito mútuo e de escuta ativa durante o atelier
  • Assegurar a participação de conjunto de pessoal

No total, 55 pessoas da Guiné-Bissau serão consultadas em

Tostan prevê o nível de esforço como seguinte:

Atividade Objetivo Nível de esforço
Chamada com o pessoal de Tostan para receber a guia de facilitação e de outros suportes de consulta Preparação de consulta ½ dia
Conceber um programa de consultas de assistência técnicas participativas e dinamizador/ estimulador Assegurar o dinamismo e a participação do conjunto do pessoal durante a consulta ½ dia
Implementar a consulta para 55 membros do pessoal (2 sessões de 27 e 28 participantes) Recolher os comentários do pessoal sobre o bem-estar 3 dias
Elaborar um relatório do ateliê Capturar os resultados dos ateliês 1,5 dias
Total   5,5 dias

QUALIFICAÇÕES CHAVES E CRITÉRIOS DE SELECÃO

EDUCAÇÃO

Diploma em educação de adultos, ciências de educação, coaching, facilitação ou equivalente

Uma outra formação sobre as técnicas de bem-estar como a mediação, pleno consciência, etc.

Competências linguísticas

Capacidade de comunicar em crioulo é necessária

Falar e escrever fluentemente o português e inglês ou francês.  

Excelentes competências da redação em inglês e/ou em francês são exigidos.

Conhecimento e experiência

Experiência em matéria de facilitação de ateliers (mínimo 5 anos num papel similar/ equivalente)

Uma experiência acreditada nas técnicas de formação dos adultos

Capacidade de ser em meta-posição a fim de lançar as questões decisivas

Excelentes técnicas da elaboração de relatórios e competências em matéria de gestão de tempo.

PARA CANDIDATAR

Enviar seu CV, carta de motivação, proposta financeira e pelo menos três (3) referências professionais, para tostangb@tostan.org antes de 22 de fevereiro de 2020. Os candidatos serão examinados continuadamente e que apenas os candidatos que satisfazerem as exigências mínimas serão contatados para uma prova escrita, previsto na semana de 24 de fevereiro. Os candidatos apurados nas provas escritas serão convocados para entrevista oral.  

Tostan é uma empregadora que respeita a igualdade de género. Todos os candidatos são avaliados sem discriminação ilegal de raça, religião, idade, sexo, origem nacional, de handicaps ou toda outra base interdita pela legislação em vigor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *