Covid-19: NÚMEROS DE INFETADOS MANTÉM-SE EM NOVE E REGISTA-SE MAIS QUATRO SUSPEITOS

A porta-voz da Comissão de Emergência da Saúde Publica (CESP), Aissato Forbs Djaló, anunciou esta quinta-feira, 02 de abril de 2020, que o número das pessoas infetadas mantém-se na ordem das nove pessoas, mas  registou-se um aumento de quatro casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), passando de 33 para 37. A porta-voz da CESP  apelou aos cidadãos a respeitar as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Forbs Djaló explicou, na sua comunicação diária aos jornalistas sobre a evolução da situação do coronavírus na Guiné-Bissau, que as autoridades sanitárias aguardam neste momento pelos resultados do laboratório de 17 amostras.

Informou que o estado clínico dos infetados está a melhorar significativamente e assegurou que o governo perspetiva, para breve,  reunir todas as pessoas com diagnóstico positivo por Covid-19 numa única instalação, para evitar sérios riscos da propagação da doença nas suas casas, como também para permitir que o governo tenha maior controlo da situação e melhor acompanhamento.”Os pacientes estão  a melhorar, todos os casos neste momento são assintomáticos, clinicamente com quadro leve”, contou.

O Democrata soube de uma fonte do Ministério da Saúde Pública que um dos infetados terá desobedecido às recomendações do isolamento social dentro da sua própria casa e tentou movimentar-se  no mesmo recinto. A mesma fonte informou que os técnicos de saúde pressionam o Ministério da Saúde Pública para equipar as instalações reabilitadas para acolher os pacientes e, consequentemente,  evitar que a doença se propague.

As fontes sanitárias confidenciaram ao jornal O Democrta que, entre as nove pessoas infetadas, a maioria tem entre 21 a 34 anos e as restantes são de 44 a 60 anos de idade. Deste número, quatro pessoas infetadas são membros da mesma família.

O governo guineense regulamentou ontem, 01 de abril, através do decreto n°07/2020, a aplicação do estado de emergência do Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló,  precisando medidas excecionais e temporárias adotadas para limitar alguns direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos,  no quadro da luta contra a transmissão e propagação da pandemia do covid-19. 

A União Africana (UA) estimou esta quinta-feira, 2 de abril de 2020, que,  até ao final deste mês, haverá países no continente a ultrapassar os 10 mil casos de covid-19, assinalando que as infeções estão a crescer de forma “brusca” e “consistente”. Segundo a UA, os 49 países africanos somam hoje 6.213 infeções pelo novo coronavírus, das quais resultaram 221 mortes e 469 recuperações.

Neste contexto, o diretor do África CDC destacou os países onde o número das infeções é já na ordem das centenas: Argélia, Burkina Faso, Camarões, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Egito, Gana, Maurícias, Marrocos, Senegal, África do Sul e Tunísia.

Por: Epifânia Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *