ARN LANÇA REGISTO DE DOMÍNIO .GW

A Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (ARN) lançou oficialmente o registo no domínio de nível superior na Internet da Guiné-Bissau GW, hoje num dos hotéis de Bissau.

A cerimónia do lançamento do registo foi presidida pelo Presidente do Conselho de Administração da ARN, em presença dos representantes das operadoras de telecomunicações no país e personalidades ligadas ao setor. Gibril Mané agradeceu os esforços das autoridades e técnicos do país no processo do resgate do domínio .GW e descreveu vantagens da utilização desta identidade virtual guineense por parte das empresas e profissionais que operam na Guiné-Bissau.

O responsável da entidade encarregue para implementação da política do governo para as Comunicações, reconheceu o atraso da Guiné-Bissau em relação à taxa de penetração dos serviços de acesso à Internet, porque “apenas cerca de 2% da população dipõe de acesso à Internet fixa”.
Segundo as informações apuradas pel’O Democrata o custo para o cadastro no domínio do topo (.gw) é 30 000 FCFA (cerca de 50 euros) para dois anos. Nesta primeira fase a ARN será assessorada tecnicamente por entidades internacionais.

Maurício Mané, o Diretor Comercial da empresa de telecomunicações Orange, um dos principais fornecedores de acesso à Internet no país, disse ao Jornal O Democrata que “entre outras vantagens que o domínio oferece às empresas, vai permitir que haja estatísticas sobre a utilização da Internet na Guiné-Bissau”. Contudo, recomendou à ARN “maior vigilância em relação ao componente hospedagem dos domínios de forma a evitar que alguns IP (Protocolo Internet) não estejam na lista negra, como foi caso na gestão anterior” – lembrou.

De recordar que a Guiné-Bissau criou o seu próprio domínio na internet (.gw) em 1999 tendo sido atribuido a sua gestão à empresa pública de telecomunicações Guiné Telecom; posteriormente em abril de 2007 o governo de então viria a confiar, nas condições por esclarecer, a gestão do mesmo a uma sociedade mista “Fundação IP média”, com “sócios” guineenses e alemãos. Desde julho passado a ARN é a atual entidade encarregue da gestão do .GW depois de resgate confirmado pelas entidades internacionais responsáveis pela política e gestão de domínio ao nível mundial designadamente a IANA (Autoridade para Atribuição de Números da Internet) e a ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números).

Por : Rafaela Iussufi Quetá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *