O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio Cumba, anunciou esta quarta-feira, 20 de maio de 2020, que a Guiné-Bissau conheceu 51 novos casos positivos de Covid-19, nas últimas 24 horas, totalizando 1089 casos já confirmados da infeção no país.
No áudio enviado aos jornalistas relativamente à apresentação do boletim diário sobre a evolução da situação do Coronavírus na Guiné-Bissau, Dionísio frisou que foram analisadas 77 amostras, das quais 51 testaram positivo, sendo 28 do sexo masculino e 23 do sexo feminino, 18 casos negativos e 8 inconclusivos.
O cirurgião pediátrico assegurou que os casos recuperados mantêm-se em 42, assim como o número de óbitos não se alterou nas últimas 24 horas, mantendo-se em 06 mortes e 33 pessoas continuam internadas num dos hotéis da capital.
Em relação à grávida internada no hospital de Cumura, periferias de Bissau, Cumba informou que já deu à luz, mas não se sabe se terá contaminado ou não o recém-nascido.
Anunciou que a Comissão Interministerial de Acompanhamento de Prevenção do Coronavírus na Guiné-Bissau adotou uma nova estratégia de seguimento comunitário dos pacientes que passarão a ser atendidos nos diferentes centros de saúde de cada bairro, em Bissau. Entretanto, foi suspensa a reapreciação das amostras até a chegada de materiais solicitados do exterior.
Por: Epifânia Mendonça
















