SIMÕES PEREIRA: “GOVERNO ANUNCIA EM BREVE NOME SUBSTITUTO DE BOTCHE CANDE”

O líder do executivo, garante esta quarta-feira que dentro de em breve vai submeter ao Chefe do Estado Guineense, o nome do novo Ministro da Administração Interna, que vai substituir Botché Candé exonerado no cargo a 28 de novembro através de um decreto presidencial.

Em declaração a’O DEMOCRATA, a saída de um encontro com o Presidente da Republica, José Mário Vaz, no palácio da Republica, Domingos Simões Pereira, avança ainda que foi justa a decisão de exonerar Botché Candé.

“Dentro de dias entregarei ao Presidente da República o nome do novo responsável do Ministro da Administração interna”, esclarece.

Refere que a demissão de Botche Candé do cargo de Administração Interna, não se trata de uma questão pessoal. Todavia, reconhece que é uma baixa, pois o ocorrido “pôs em causa alguma visibilidade interna e o Presidente da República usou a sua prorrogativa que lhe assiste e é justa a sua decisão”, notou.

O Governante diz ainda que o país tem que começar a olhar o Estado nesses termos e ir para frente.

O decreto do chefe de estado tornado público no dia 28, dá conta de um pedido de demissão de Botché Candé, que foi aceite pelo Primeiro-ministro.

Neste sentido, Domingos Simões Pereira, afirma que não existe nenhum mal-estar entre o governo e a presidência da república.

“Não há nenhuma situação antagónica. Existe um diálogo institucional. Há um Presidente e um Primeiro-ministro na Administração e estou aqui para lhe dar conta dos atos de governação. Na maior parte das situações estamos de acordo e aquelas em que os pontos de vista não são coincidentes, ele faz o uso das suas competências que a lei lhe atribui”, explica.

O governante aproveitou este encontro com a imprensa para anunciar que o governo vai cumprir a decisão dos chefes de Estados da Comunidade Económica do Estados da África Ocidental CEDEAO, que concordaram em mandar reabrir as fronteiras com países afectados pelo vírus ébola.

O governo saído das últimas eleições legislativas está em funções desde 4 de Julho de corrente ano e tinha dezasseis ministros e quinze secretários de estado, entre os quais seis mulheres.

Botché Candé é a primeira figura do actual executivo de Domingos Simões Pereira a pedir a sua demissão, apesar de ainda não se conhecer as razões do pedido de demissão.

O cargo do ministerial (Administração Interna) está ser interinamente assumido pelo secretário de Estado da ordem pública, Doménico Sanca.

Por: Filomeno Sambú

 

1 thought on “SIMÕES PEREIRA: “GOVERNO ANUNCIA EM BREVE NOME SUBSTITUTO DE BOTCHE CANDE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *