TÉCNICOS PEDEM GOVERNO PARA FINANCIAR A TRANSICÃO DE TELEVISÃO ANALÓGICA PARA DIGITAL

Os técnicos nacionais recomendaram hoje o executivo guineense que assegure o financiamento do processo de transição de televisão analógia para digital. Os técnicos nacionais que estiveram reunidos durante dois dias num atelier de validação da estratégia nacional de transição da televisão analógica terrestre à televisão digital terrestre.

Na recomendação final lida por Robert Djonu, os técnicos apelaram o executivo guineense a tomar as disposições relativas à interdição de importação e venda dos postos de televisores analógicos e daqueles não conformes às normas adoptadas pelas disposições do regulamento.

Exortaram igualmente o executivo a criar, dentro de prazo razoável, uma comissão que se encarregará de elaborar o dossiê de concurso público para a selecção da empresa que irá proceder ao fornecimento e à instalação de equipamentos da televisão digital. Instaram ainda à criação de um Secretariado Permanente para o seguimento do processo da transição para digital.

À Comissão da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA), os técnicos recomendaram a revisão das coordenadas geográficas de todas as estações projectadas bem como do custo total do processo de transição, tendo em conta uma eventual configuração técnica da rede.

Presidindo a cerimónia de encerramento do atelier, o ministro da Comunicação Social e igualmente presidente da Comissão Nacional de Transição, Agnelo Augusto Regala disse que o documento produzido pelos seminaristas vai ser apresentado ao governo na reunião do Conselho de Ministros para a sua apreciação e aprovação.

“Todos nós devemos participar duma forma responsável, as instituições de Estado, as empresas privadas, a sociedade civil, a fim de contribuir para que dentro de nove meses, precisamente o tempo que leva a gestação de uma criança, o país possa dar a luz ao digital”, apelou.

 

Por: Aguinaldo Ampa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *