Covid-19: INSTITUTO DE SAÚDE CONSIDERA “IMPRUDENTE” A DECISÃO DE GOVERNO DE REABRIR ESCOLAS E LOCAIS DE CULTO

O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio  Cumba, considerou imprudente a decisão do governo de autorizar a reabertura das escolas e das igrejas, das mesquitas, de locais de cultos e dos rituais tradicionais, porque em sua opinião, “as pessoas não vão respeitar as medidas de prevenção, o que poderá aumentar ainda mais o número de infeções “.

Cumba que também coordena o Centro de Operação de Emergências em Saúde (COES), aconselhou o executivo a analisar a sua decisão para o bem da população. O cirurgião pediátrico fez esta advertência hoje, 10 de julho de 2020, durante a apresentação bissemanal dos dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Guiné-Bissau.

Dionísio  Cumba explicou que a fábrica do oxigénio instalada no hospital nacional Simão Mendes já está funcionar. Acrescentou que a produção da fábrica acontece, justamente, numa altura em que  o país registou 52  novos casos de infeções, 13 recuperados, um óbito, totalizando 1842 casos positivos acumulados na Guiné-Bissau, dos quais  773 recuperados, 26 óbitos e 1043 casos ativo.

Cumba frisou que nas últimas 72 horas foram analisadas 287 novas amostras no laboratório montado na Universidade Jean Piaget, das quais 52 resultaram  positivo, das quais 36 são do sexo masculino, 16 do sexo feminino e 235 revelaram-se negativas.

Das 287 amostras analisadas, 02 provêm  da região de Biombo e ambas resultaram negativo, mantendo-se o número de acumulados em 56, 02 óbitos, 18 recuperados e 36 ativos. Na  região de Cacheu  12 amostras todas resultaram  negativo. Assim, o número de casos continua a ser o mesmo, 27 casos, 11 recuperados e 20 ativos.

As autoridades sanitárias analisaram na região de Oio 41 novas amostras, apenas uma resultou positivo e neste momento o número de casos na região subiu para 11, todos ativos. As restantes  232 amostras são do Setor Autónomo Bissau (SAB),  que neste momento soma 1072 infetados  e 964 dos quais ativos.

Os dados da região de Gabú mantêm-se em dois casos todos ativos. Bafatá 21, Tombali 02.

Relativamente aos internados, informou que estão internados 23 pacientes de coronavírus, dos quais 14 no Hospital Nacional Simão Mendes, 06 no Hospital de Cumura e 03 no Hospital Pediátrico São José de Bor.


Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *