Boletim semanal: GUINÉ-BISSAU REGISTA 71 RECUPERADOS E VINTE E UM NOVOS INFETADOS DE COVID-19

A alta comissariada para a covid-19, Magda Robalo Silva disse hoje, 21 de setembro de 2020 que durante a semana de 13 a 20 deste mês, o país registrou 71 casos recuperados e vinte e um (21) novos casos, elevando o números dos Acumulados para 2324 dos quais 1549 recuperados, 39 óbitos por Covid 6 óbitos com covid cuja causa da morte são outras doenças e 730 são considerados ativos. 

Presidindo a conferência de imprensa para a apresentação do boletim semanal da situação epidemiológica do coronavírus na Guiné-Bissau, Magda explicou que foram analisadas 1394 amostras dos quais 21 resultaram positivas e 1372 negativas, uma amostra inconclusiva e que foram reapreciadas 78 amostras.

A médica explicou que houve uma descida mínimado número do infetados esta semana, em comparação com a semana anterior, quando o número foi de 28. Mas disse que isso não significa que a infeção reduziu-se no país porque não está a ser feito o número de testes necessários para que realmente se possa saber do número exato de pessoas infetadas.

Revelou que o país atingiu o pico em maio e que de junho para cá o número de pessoas infetadas tem vindo a reduzir.  

De recordar que, de acordo com os dados divulgados no passado dia 05 de junho deste ano o país contava com 1368 caso acumulados.

A Alta Comissaria exortou a sociedade guineense a seguir as recomendações das autoridades competentes, particularmente no dia da comemoração da data da independência nacional, usando corretamente as máscaras de proteção lavando as mãos e respeitando o distanciamento social.

De acordo com o boletim apresentado, das 11 regiões sanitárias apenas a região sanitária dos Bijagós continua sem casos. Os dados indicam que a região sanitária de Bissau conta com um total de dois mil e doze (2,012) casos, dos quais 1385 estão recuperados, 28 óbitos por COVID- 19 e 599 ativos. A região sanitária de Biombo tem 136 casos, 94 recuperados, 07 óbitos e 35 ativos. A região de Cacheu conta com 42 casos, 29 estão recuperados e 13 ativos.

A região sanitária de Bafatá mantem-se com 52 casos dos quais 12 recuperados, quatro óbito e 36 ativos. Oio com 21 casos, dos quais 09 recuperados e 12 ativos. A região de Quinara 37 positivos dos quais cinco recuperados e 32 ativos. A região de Tombali com 09 casos, um recuperado e oito ativos.

A região sanitária de Gabú tem 03 casos, 02 recuperados e um ativo. Região sanitária de Farim conta com 11 casos dos quais um recuperado e dez ativos. E a região sanitária de Bolama tem um positivo ativo.  


Por: Djamila da Silva/ Epifânia Mendonça

Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *