Dia mundial da paz: FLORENTINO DIAS APELA À JUVENTUDE GUINEENSE A DEMARCAR-SE DE QUAISQUER INTENÇÕES QUE FIRAM A PAZ

O Secretário de Estado de Juventude e Desporto, Florentino Dias, apelou esta segunda-feira, 21 de setembro de 2020, à juventude guineense a demarcar-se de quaisquer atos ou intenções que possam referir a paz e convergir as suas ações para a promoção de uma vida comum e saudável.

O governante fez este apelo em alusão à celebração do dia mundial da paz, que  se celebra este ano sob o lema “vamos investir no potencial dos jovens, para a paz em África”, alertando que o momento exige de cada cidadão do mundo reflexão e ação para transformar o “eu em nós”, melhorar as visões e as relações com os outros, eliminando qualquer barreira à convivência, seja ela racial, étnica ou religiosa, tendo frisado que a data carrega o âmago da virtude da humanidade.

O Secretário de Estado de Juventude e Desportos frisou, no seu discurso, que o compromisso do seu pelouro continua a ser o de “investir fortemente” na juventude guineense para que esteja à altura e em condições de sustentar os pilares da paz e desenvolvimento do país em particular, da humanidade em geral. 

Florentino afirmou que investir no potencial da juventude para a paz em África, é o centro de roteiro da União Africana (UA), de forma particular do programa de governação guineense, imponderar economicamente a juventude e elevar a sua participação política e social no desenvolvimento do país.

O titular da pasta de Secretaria de Estado de Juventude e Desportos sublinhou que agregando à celebração da independência nacional, que se celebra no dia 24 de setembro, a mensagem é única: “a reconciliação nacional e a unidade para a implementação do programa maior da afirmação em quanto povo”, assegurando que a paz e o progresso é a promessa que cada patriota faz e que “é lembrado em cada eco do hino nacional”.

Florentino Dias afirmou que este desígnio só é tangível com uma juventude livre, preparada, determinada e imponderada para poder dar a sua contribuição na sociedade. O governante convida, por isso, a juventude guineense a demarcar-se de quaisquer atos ou intenções que firam a paz e convergir as suas ações para a promoção de uma vida comum e saudável.

Por sua vez, Ana Leonie Lopes, em representação do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), enfatizou que o dia mundial da juventude foi pensado, por constituírem (jovens) a maior franja da população africana e da Guiné-Bissau, tendo assegurado que a ideia é fazer com que os jovens tenham voz ativa na discussão sobre mudanças sociais e políticas que devem ser seguidas no país.

“Devemos aproveitar as capacidades dos jovens na prevenção e resolução dos conflitos, para a construção de uma sociedade cada vez mais justa”, defendeu Ana LeonieLopes, apelando ao governo guineense que trabalhe mais para maior inclusão dos jovens nos processos de desenvolvimento, estabilização e construção da paz na Guiné-Bissau. 

Assegurou  que a UNFPA continuará a trabalhar juntamente com o governo e a juventude para melhorar as condições do país.  


Por: Carolina Djemé  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *