PR CONFIRMA PRESENÇAS DE CINCO CHEFES DE ESTADO NA FESTA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

O chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, confirmou no final da tarde desta segunda-feira que já recebeu as confirmações das presenças, na festa da independência nacional, dos chefes de Estado da Nigéria, Muhammadu Buhari, do Senegal, Macky Sall, da Mauritânia, Mohamed Ghazouani,  do Togo, Faure Gnassingbé e do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré.

Portugal, segundo Sissoco Embaló, será representado pelo ministro de Estado e dos Negócios estrangeiros. Costa do Marfim e Gâmbia, ambos os países em campanha eleitoral, também serão representados pelos respetivos chefes de diplomacia.

Contudo, realçou que todos os chefes de Estado convidados estarão representados no dia 24 de setembro nas celebrações da festa nacional da Guiné-Bissau.

Questionado sobre os benefícios que o país poderá ter com as presenças de alguns chefes de Estado na festa da independência nacional, Sissoco Embaló frisou que a presença dos chefes de Estado no evento de quinta-feira será um valor acrescido.

“O presidente do Níger gostaria de estar presente no dia 24 de setembro, mas não será possível, porque nesse dia deverá intervir no Conselho de Segurança da ONU, mas no dia 30 estará na Guiné-Bissau para uma visita de Estado. Em outubro teremos também a presença do chefe de Estado da África do Sul na Guiné-Bissau”, afirmou para de seguida realçar que o seu maior desejo é tomar a Guiné-Bissau num “palco de visitas”.

Sobre visitas, Úmaro Sissoco Embaló anunciou que em outubro deste ano deverá efetuar, a convite do Presidente português, uma visita de Estado a Portugal.


Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.