“SESSENTA E OITO CRIANÇAS GUINEENSES ‘TALIBÉS’ EM SITUAÇÃO DEPLORÁVEL NO SENEGAL” diz o secretário executivo de AMIC

A Associação dos Amigos da Criança (AMIC) entregou às respetivas famílias 29 crianças talibés resgatadas em Daara de São Paulo, em Bissau, pela Polícia Judiciária no passado mês de Agosto.

Das crianças resgatadas, 14 são da tabanca de Saleiro, 8 de N´dolo, ambas aldeias são da secção de Guiledje, 4 de Wane em Buba. As tabancas de Mampatá Foreia, Cambessa e Sintchã Aliu em Quebo contam com uma (1) criança cada.

No ato da entrega das crianças que decorreu na sexta-feira, 25 de setembro, o Secretário Executivo da AMIC, Laudolino Medina, denunciou que 68 crianças guineenses talibés estariam em situação deplorável no senegal, adiantando que, dentre as 68, neste momento, apesar de “parcos meios”, a sua organização já localizou 30 famílias e que estão a montar uma operação de resgate com os seus parceiros para retorno ao país daquelas crianças.

Laudolino Medina chama a atenção aos pais e encarregados da educação sobre a necessidade de cuidarem e seguirem os seus filhos que estudam o Corão, afirmando que a maioria das crianças talibés está em situação de vulnerabilidade e tráfico.

Laudolino Medina avisou que qualquer pai que vacilar perante a sua responsabilidade em relação ao seu filho, os parceiros que trabalham na área de infância vão fazer com que a lei seja aplicada para proteger os interesses superiores das crianças, porque a criança não são propriedade exclusiva dos pais, são um recurso humano importante do estado da Guiné-Bissau.

Por outro lado, Laudolino Medina disse que a AMIC tem mecanismos para controlar as crianças ora entregues, sublinhando que quer que essas crianças continuem os seus percursos não só na escola corânica, mas também na escola oficial.

“Nós, AMIC e os nossos parceiros, vamos continuar a fazer o seguimento dessas crianças. Se depois da reintegração, encontrarmos uma dessas crianças na rua, vamos processar em tribunal os pais” avisou Laudolino Medina.


Por.: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *