Nova direção da FFGB: DEPUTADO HUSSEIN E EMPRESÁRIO CABI SERÃO VICE-PRESIDENTES DA DIREÇÃO DE CAÍTO

O deputado da nação e antigo presidente do Sporting Clube da Guiné-Bissau, Hussein Farath e o empresário de futebol, Adilé Sebastião, ocuparão as pastas de vice-presidentes da nova direção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) que a partir desta tarde passa a ser dirigida por Carlos Mendes Teixeira (Caíto), eleito na assembleia geral daquele órgão que gere o futebol nacional a 30 de setembro do ano em curso.

O deputado da nação, Hussein Farath, vai ocupar-se da área da Administração e Finanças na nova direção. Farath foi diretor da campanha do novo presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira “Caíto” e é visto como um dos homens de confiança do líder do organismo, que tomará posse esta quinta-feira, 15 de outubro, num dos hotéis da capital Bissau, por voltas das 17h00.

O empresário de futebol, Adilé Sebastião (Cabi),será um dos vice-presidentes para a área das Infraestruturas e Cooperação Internacional. A fonte informou ainda que Caíto mantém confiança nos três membros do anterior direção da FFGB da era Manuel de Nascimento. Trata-se do Celestino Gonçalves, como vice-presidente e coordenador das atividades da FFGB, Bonifácio Malam Sanhá, vice-presidente para a área do licenciamento dos clubes, organização de provas e implementação de futebol provincial e gestor do patrimônio e Mama SaliuBaldé, mantém-se como vice-presidente para a área de formação e desenvolvimento de futebol.


Para além dos vice-presidentes da FFGB propostos pelo novo presidente da instituição federativa da Guiné-Bissau, O Democrata também teve acesso a outros nomes que farão parte do futuro Comité Executivo do órgão.

Nestes restantes membros do órgão, o destaque vai para os dois antigos dirigentes do Sport Bissau e Benfica, o antigo presidente do clube e o antigo diretor-geral do clube, Fortunato Cardoso e Serifo Só.

Cardoso vai ser Vogal coordenador do gabinete de Marketing e relações e Serifo Só será Vogal coordenador de Estudos e Projetos.  

Ainda no capítulo das nomeações, Bacar Camará, que esteve na anterior direção da FFGB, vai manter-se no cargo de Vogal coordenador para a área de Futebol da Praia e Futsal e Leopoldina Ross Dayvesvai ser Vogal coordenadora de Futebol Feminino.

O novo presidente eleito do órgão, Caito Teixeira, também deverá manter no cargo a secretária-geral cessante da FFGB, Virginia da Cruz, no cargo, informou ainda a fonte.

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da FFGB, a decorrer num dos hotéis de Bissau, será presidida pelo secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Dias.

Segundo apurou o Jornal O Democrata, a tomada de posse ficará marcada com a ausência do presidente cessante do órgão, Manuel de Nascimento Lopes “Manelinho”, que será representado pelo vice-presidente da sua direção, Celestino Gonçalves.

De recordar que Manelinho foi suspenso por 10 anos de funções relativas ao desporto em julho último pela FIFA, entidade que dirige o futebol mundial, devido a falhas na proteção de um homem atacado em massa.

Segundo o comunicado da FIFA, Manelinho falhou em proteger a integridade física e mental do homem, vítima de um ataque em massa, documentado num vídeo, divulgado no facebook, pelo que o dirigente terá também de pagar uma multa de 100 mil francos suíços.

No final do mês passado, o antigo presidente da Estrela de Negra de Bissau (FARP), Carlos Mendes Teixeira (Caíto), o novo presidente da FFGB, sucedeu no cargo Manelinho, que esteve 8 anos à frente daquele órgão.



Por: Alison Cabral

2 comments

  1. É só para dizer que gosto drste blogs, e força na vossa caminhada. Obrigado

  2. João da silva disse:

    Boa sorte pra vocês. A união faz a força,espero a vossa massiva contribuição pelo desenvolvimento do nosso futebol. Desejo-lhe melhores felicidades do mundo e para que vossos se tornam numa realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa