TROÇO ENTRE BANTANDJAN E BAFATÁ INTRANSITÁVEL DEVIDO AO ESTADO AVANÇADO DE DEGRADAÇÃO

A estrada que liga a secção de Bantandjan à cidade de Batatá, leste do país, está cortada entre as tabancas de Sintchan Amaro e Sintchan Cali, região de Bafatá, dificultando a passagem tanto de viaturas como de passageiros que viajam para aquela zona e os que saem de Bafatá para a capital Bissau e outras localidades do país.

A situação obriga os passageiros a descerem das viaturas para atravessar o canal a pé, descalços e ao lodo, carregando as bagagens à cabeça e depois subir uma pequena ravina do outro lado da estrada para poderem seguir viagem, tanto para Bafatá como para Bissau.

No local, pode-se notar uma longa fila de camiões à espera que cheque a vez de cada um para poder passar. A repórter de O Democrata que esteve por Bafatá e Gabú relatou que, pelo menos, até ao momento em que a sua caravana deixou o local, não havia nenhuma autoridade, tanto da Polícia de Trânsito como elementos da Guarda Nacional para ajudar e orientar as pessoas.

Um dos motorista entrevistado pela repórter de O Democrata, Alai Djaló, explicou que a maior dificuldade tem a ver com passagem dos passageiros, das viaturas e a evacuação dos seus produtos para Bissau e outros os mercados mais competitivos. 

“O que se passa aqui é muito preocupante, porque os que viajam para Bissau e Bambadinca vão até Sintchan Cáli onde descem para atravessar a parte cortada, na sequência das águas fluviais e seguir a viagem, outros preferem caminhar quilómetros para chegar aos seus destinos”, referiu.

Alai Djaló apelou, por isso, ao governo a intervir o mais rápido possível para ultrapassar a situação, que dura já há mais de um mês.

Por: Carolina Djemé
Foto: C.D.

One comment

  1. António Embaló disse:

    Pah rapati sumiah caju nakill Guiné-Bissau nha pubis.Caju i sinonimo di tchon-seco tchuba discontroladu e stragu mangadell.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa