O PR CONDECORA BRIGADA MÉDICA CUBANA COM MEDALHA DE COOPERAÇÃO MÉRITO E DESENVOLVIMENTO

O Presidente da República Úmaro Sissoco Embaló condecorou hoje, 02 de dezembro de 2020, a brigada médica cubana com a Medalha de Cooperação Mérito e desenvolvimento. A equipa médica que deixa o país amanhã, chegou ao país desde o dia 26 de junho  deste ano, para auxiliar as autoridades nacionais na luta contra o coronavírus. A brigada é composta por 24 profissionais, entre médicos, técnicos do laboratório, enfermeiros e de técnicos da electromedicina.  

O ato da condecoração da brigada médica cubana foi testemunho pela Alta Comissária para a Covid-19, Magda Robalo e Silva, o embaixador de Cuba na Guiné-Bissau, Raúl de La Penã Silva e alguns membros do Gabinete do Presidente da República. 

Interpelado pelos jornalistas, o embaixador de Cuba, Raúl de La Penã Silva demonstrou-se satisfeito com a condecoração e disse que o gesto demonstra a relação de amizade e solidariedade que existe entre o povo guineense e o povo cubano, desde a luta armada de libertação nacional.

“A condecoração é um sinal de reconhecimento ao sistema de saúde cubana, por parte da Guiné-Bissau”, afirmou e que a missão médica que se despediu do chefe de Estado guineense, Sissoco Embaló, apoiou o país  com o  espírito de entusiasmo na luta contra a covid-19.

O diplomata cubano agradeceu o apoio recebido da parte das autoridades guineenses, tendo realçado que para além do apoio no domínio de educação (formação dos médicos) , “a Cuba pretende formar médicos especialistas e apoiar  a Guiné-Bissau na diplomacia económica”, assinalou.  


Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa