MALAM SABALI REELEITO PARA DIRIGIR A ORGANIZAÇÃO VOLUNTÁRIA DE MÉDICOS

O cirurgião, Malam Sabali, foi reeleito presidente da Assistência Médica Voluntário (AMEV) na segunda Assembleia Geral constituinte com 45 votos a favor, 02 contra e 01 nulo, no universo de 47 associados que participaram naquela reunião que decorreu no anfiteatro da Universidade Lusófona da Guiné, em Bissau.

Após divulgação dos resultados, Malam Sabali disse que nos próximos quatro anos continuará a trabalhar com os associados para ajudar as camadas menos favorecidas em termos de acesso à saúde.

O responsável de AMEV informou que um dos objetivos daquela organização é incentivar o trabalho voluntário dos técnicos que trabalham na área de saúde para ajudar as camadas mais vulneráveis da sociedade. Malam contou que iniciaram com um número reduzido de pessoas, mas atualmente há adesão muito significativa de voluntários.

“Durante quatro anos de mandato, assistimos mais de 9 mil pessoas a nível nacional, consultando e oferecendo medicamentos gratuitamente. Fomos a Boé, Cassacá, Ilhas, Cuntima. Pretendemos prosseguir essa atividade para apoiar os que mais necessitam”, garantiu.

Questionado sobre a situação atual de saúde no país, Malam disse que não nada é boa, a começar pelo sistema que não está bem estruturada. Reconheceu por toda parte do mundo a saúde é cara, mas que é preciso investir seriamente no setor incluindo os seus recursos humanos para fazer face às demandas.

Malam Sabali informou que a organização que dirige recebe apoios em medicamentos, transporte e logística por parte das ONG’s AIDA e Tabanca para puderem deslocar-se para interior do país a fim de efetuarem consultas. Além de saúde, AMEV intervém nos domínios de água e saneamento, nutrição e segurança alimentar.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa