Figura da semana: PROFESSOR BRAIMA NHAMADJO CRIA PLATAFORMA NA REDE SOCIAL PARA AULAS “ONLINE”

[SEMANA S05/2021] O jovem engenheiro informático guineense e professor universitário, Braima Nhamadjo, criou uma plataforma “online” nas redes sociais que serve para enviar conteúdos aos estudantes guineenses das diferentes escolas públicas e privadas neste período de calamidade decretado pelo Presidente da República, na sequência da subida de números de casos deinfeção pelo novo coronavírus. Em menos de uma semana do seu lançamento, a iniciativa conseguir reunir mais de 200 alunos que participam diariamente nas aulas online através do Watshapp.

As aulas são ministradas para os alunos do ensino básico e complementar, mas perspetiva-se alargá-las no futuro para os estudantes do ensino superior. Iniciou-se com aulas de português, através da colaboração de um professor guineense que reside em Portugal, e já foram lecionados conteúdos as disciplinas da Matemática, da Física, daHistória, Geografia e Francês.  

Braima Nhamadjo explicou na entrevista ao semanário, O Democrata, que, não obstante a iniciativa estar a ser acolhida pelos jovens professores e alunos a nível do país, incluindo os das zonas não afetadascom as medidas de restrições impostas (estado de calamidade) por causa da Covid-19, a principal dificuldade com que se depara prende-se com o problema da rede de internet das duas operadoras de telecomunicações do país.

Acrescentou na sua explanação que nesta primeira fase vão prosseguir com as aulas online e na segunda fase, passarão a gravar as aulas que serão  transmitidas através da televisão nacional da Guiné-Bissau (TGB), a fim de atingir igualmente os estudantes que têm dificuldades de acessar a internet.

BIOGRAFIA

Braima Nhamadjo nasceu a 28 de março de 1987, na seção de Fajonquito, setor de Contuboel, região de Bafatá no leste da Guiné-Bissau. Aos dois anos, Nhamadjo mudou-se para a capital Bissau, onde fez os estudos primários e complementares. Morrava no bairro de Santa Luzia, mas após a morte da mãe mudou-se para o bairro militar, em 1998. 

Além de dedicar-se à escola, Nhamadjo tem outra paixão que é o futebol. Ganhou a alcunha de Kanu (Nwankwo Christian Nwosu Kanu), ex-futebolista da Nigéria, que fez uma brilhante carreira nos clubes da Europa. Nhamadjo jogava na posição de avançado e representou vários clubes da capital Bissau, com destaque para os cavalos brancos de Cuntum. 

Braima Nahamadjo formou-se em Comunicação e Jornalismo, que iniciou em Bissau e que posteriormente prosseguiu no Senegal. Regressou dos estudos em 2015 e logo começou a trabalhar como docente universitário em diferentes escolas de formação superior e com destaque para a Universidade Lusófona da Guiné (ULG). 

Criou uma plataforma de Perfil Político, que trabalha os perfis dos governantes para permitir que a população conheça melhor as figuras políticas. Foi também o proprietário do canal de informação digital “CAP-GB”, que se tornou numas das páginas de informação online do país. 

Por: Alison Cabral 

2 thoughts on “Figura da semana: PROFESSOR BRAIMA NHAMADJO CRIA PLATAFORMA NA REDE SOCIAL PARA AULAS “ONLINE”

  1. Esperamos o êxito desta Plataforma! Muitos parabéns! A Guiné-Bissau precisa iniciativa deste género!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *