Boletim covid: GUINÉ-BISSAU REGISTA 147 NOVOS CASOS E ELEVA O NÚMERO TOTAL DE INFEÇÕES PARA MAIS DE TRÊS MIL

O Secretário do Alto Comissariado para o combate a Coronavírus (Covid19), Plácido Cardoso, anunciou que a Guiné-Bissau registou um aumento de 147 novos casos de infeção pelo novo coronavírus o que fez subir o total dos casos da pandemia no país de 3.115 para 3.326 casos acumulados. Frisou na sua explicação que dos 3.226 casos acumulados, 2. 613 recuperados, 48 óbitos por Covid-19, 6 (seis) com Covid-19 e 595 casos ativos.

O médico clínico geral que dirige o secretariado do Alto Comissariado, fez este anúncio durante a conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, 01 de março de 2021, para a apresentação dos dados epidemiológicos sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus que nas últimas semanas têm registado um aumento significativo de novos casos, fato que levou as autoridades competentes a voltar a aplicar algumas  restrições, sobretudo o fecho dos locais de culto (mesquitas e igrejas) e  cancelamento de cerimônias tradicionais.

Plácido Cardoso disse que durante a semana de 22 a 28 de fevereiro último, os laboratórios nacionais analisaram 1969 novas amostras, das quais 147 deram positivo e 1822 negativo, como também foram reapreciadas 60 amostras.

Assegurou que a região de Gabú está a preocupar as autoridades sanitárias, tendo em conta “os últimos dados de rastreio de pessoas suspeitas, por causa de números de propagação nas escolas daquela região sanitária”.

Sobre a perspetiva de vacina contra o coronavírus, Plácido Cardoso, explicou que estão em andamento os processos para o início da vacinação no país, mas não mencionou nenhuma data previsional.

Anunciou que a República vizinha do Senegal ofereceu mais de nove mil doses de vacinas contra a Covid-19 à Guiné-Bissau.

Segundo os dados, a região sanitária de Bissau registou no total 2.808 casos acumulados, dentre as quais, 2.259 foram estão recuperados, 31 óbitos por Covid-19, 4 óbitos com Covid-19 e 514 casos ativos.

A região sanitária de Biombo tem 145 casos acumulados, 133 recuperados, 8 óbitos por Covid-19, 2 (dois) com Covid-19 e 2 (dois) ativos. A região sanitária de Bafatá, subiu de 68 para 73 casos acumulados de Covid-19, dos quais 55 recuperados, 7 óbitos e 11 ativos. Cacheu tem 63 casos acumulados e deste número, 47 recuperados, 1 (um) óbito e 15 ativos. 

Na região sanitária de Gabú, o número dos casos acumulados subiu de 47 para 63, dos quais, 17 recuperados, 1 (um) óbito e 45 casos ativos.

Quínara continua com os 40 casos acumulados e todos recuperados. A região sanitária de Oio, mantém 32 acumulados, dos quais 28 recuperados e 4 (quatro) ativos. A região sanitária de Farim continua com os 22 casos acumulados e todos dados como recuperados.

Na região de Tombali, os dados mantêm-se em 9 acumulados todos recuperados. A região sanitária de Bolama, continua com 1 (um) caso e que também foi curado. Na região dos Bijagós, o número subiu de 2 (dois) para 6 casos acumulados, dos quais, 2 (dois) recuperados e 4 (quatro) ativos. 

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, 184 pessoas estão hospitalizadas com Coronavírus e existem também dez (10) casos de pacientes suspeitos da infeção com a Covid-19 internadas cuja causa está relacionada com outras doenças. O boletim informa que o coronavírus infetou 1.986 pacientes do sexo masculino e os restantes 1.276 são do sexo feminino. Os estudantes são a camada mais infetada, de acordo com os dados divulgados hoje.


Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa