O avançado ao serviço do Vitória Setúbal de Portugal, Frédéric Mendy está de regresso à seleção de futebol da Guiné-Bissau para o duplo embate de qualificação para Taça das Nações Africanas (CAN 2022), frente a Essuatíni e Congo.
A informação foi divulgado está sexta-feira, 19 de março de 2021, na página oficial do seu clube no Facebook, que o Jornal O Democrata teve acesso.
“O nosso avançado Mendy foi chamado aos compromissos da seleção nacional da Guiné-Bissau”, escreveu Vitória Setúbal.
O jogador guineense, de 32 anos, não era convocado desde 2019, após a participação dos “Djurtus” no Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorreu no Egito.
A convocatória de Mendy acontece 48 horas depois dos clubes franceses terem recusado dispensar seus jogadores para partidas de seleções fora da Europa, devido a uma possível quarentena obrigatória no seu regresso. Uma decisão que pode por em risco a utilização de cinco jogadores da seleção nacional nos dois jogos que pode garantir apuramento dos Djurtus para CAN 2022 a realizar-se nos Camarões em 2022.
Os jogadores afetados pela medida e convocados pelo selecionador nacional, Baciro Candé, são Mama Baldé, Moreto Cassamá, Alexandre Mendy, Joseph Mendy e Opa Sangante, todos eles militam nos clubes de futebol da França.
Segundo uma fonte junto da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) contacto pelo O Democrata, a direção terá dirigido uma carta aos respetivos clubes no sentido de liberar os atletas e aguarda a resposta.
A fonte indicou ainda que caso a resposta não for favorável, o selecionador nacional, Baciro Candé vai anunciar nomes jogadores que vão preencher as vagas.
Frédéric Mendy que deixou de ser opção há quase dois anos, devido a vários motivos entre os quais uma anemia que lhe afastou dos relvados por muito tempo e na época passada 2019/2020 não fez qualquer partida pelo clube.
O avançado que nasceu em França voltou na presente época desportiva em Portugal a ter oportunidade de fazer jogos, num total 16 jogos realizados, Mendy marcou 4 golos.
Os dois últimos jogos de qualificação da seleção guineense de futebol, para o CAN, com Essuatíni e Congo, foram agendados para 26 e 30 de Março em curso.
Por: Alison Cabral
















