Baciro Candé: “NOSSA RESPONSABILIDADE É GANHAR O CONGO PARA GARANTIR UM LUGAR NO CAN’2022”

O selecionador nacional de futebol, Baciro Candé, disse  que a responsabilidade dos “Djurtus” é ganhar o jogo frente a sua congénere de Congo Brazzaville amanhã e garantir um lugar na fase final o Campeonato Africano das Nações (CAN) a realizar-se nos Camarões, em 2022.

“A equipa nacional está focada no essencial que é ganhar o jogo frente ao Congo e garantir apuramento para o CAN 2022. Isso é um fator fundamental para nós”, declarou.

Segundo Candé, a responsabilidade da seleção é ganhar o jogo, obtendo três pontos que garanta a qualificação para a maior competição de seleções de futebol em África.

Candé falava no final da tarde desta segunda-feira, 29 de março de 2021, em conferência de imprensa de antevisão do jogo frente ao Congo, num dos hoteis da capital Bissau.

“A equipa está bem, a equipa está saudável, os que assistiram ao treino esta manhã constataram  que os jogadores estão ativos, alegres e cada um tem consciência da sua responsabilidade e o peso deste jogo, por isso não estou tão preocupado quanto a isso”, explicou Candé.
Questionado sobre a possibilidade da seleção congolesa jogar pelo empate, uma vez que empatando conseguirá a qualificação, Candé garante que o objetivo dos Djurtus é tentar fazer um golo para dar alegria aos guineenses.

Durante a sua conversa, o selecionador abordou vários assuntos ligados  à seleção nacional, com destaque aos jogadores guineenses que jogam em França, impedidos de jogar pela seleção e a lesão de João Mário, em Essuatíni.

O jogo entre as duas seleções a contar pelo Grupo I será disputado no Estádio 24 de Setembro em Bissau, nesta terça-feira. Em caso da vitória, a seleção nacional garante pela terceira vez consecutiva o apuramento para o CAN, uma vez que participou nos dois últimos torneios no Gabão e Egito.

Presente na conferência de imprensa, o sub-capitão da seleção nacional, o médio defensivo, Pelé, afirmou que o grupo está focado em obter vitória.
“É motivo de orgulho qualificar a Guiné-Bissau para a maior competição de futebol africano”.

Nos últimos três encontros entre as duas seleções, o Congo Brazzaville levou sempre  melhor frente aos “Djurtus”. Neste sentido, o jogador do Rio Ave da liga portuguesa diz que será uma partida difícil, porque “é uma equipa muito forte, mas a Guiné-Bissau vai contrariar esta invencibilidade amanhã”.

Após o cumprimento da quinta jornada da fase de qualificação para CAN’2022, as duas seleções estão separadas por dois pontos. A turma congolesa soma oito pontos e ocupa a segunda posição do grupo I, enquanto a Guiné-Bissau conta com seis pontos  e figura no terceiro lugar, a Essuatíni tem apenas um ponto e o líder do Grupo, o Senegal, tem 13 pontos e já está apurado para o CAN.

A 33.ª edição do CAN estava inicialmente prevista para começar a 9 de janeiro e terminar a 6 de fevereiro de 2021, mas passou para o início de 2022. Uma mudança forçada pelo avanço da pandemia da Covid-19, que levou ao adiamento dos jogos da fase de qualificação.

Por: Alison Cabral

1 thought on “Baciro Candé: “NOSSA RESPONSABILIDADE É GANHAR O CONGO PARA GARANTIR UM LUGAR NO CAN’2022”

  1. PARABENS AOS NOSSOS JURTUS
    PRABENS A GUINE BISSAU
    PARA BENS AO ANTIGO DEFESA CENTRAL DO DESPOTIVO DE GABU
    MISTER BACIRO CANDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *