Guinesliga : OS PORTOS DE BISSAU REGISTAM PRIMEIRA VITÓRIA NO CAMPEONATO NACIONAL

Os Portos de Bissau  conquistaram, esta terça-feira, 27 de abril de 2021, os primeiros três pontos frente à equipa FC Sonaco (1-0), no jogo de abertura da quarta jornada do campeonato nacional da primeira divisão em futebol da série A, disputado no estádio Lino Correia, em Bissau, depois de três derrotas nos jogos iniciais da competição da Guinesliga.

A equipa orientada pelo jovem treinador, Califa Cassamá, começou bem a partida e aos 8 minutos abrindo o marcador por Edmundo Pereira, na marcação de grande penalidade.

Os primeiros 45 minutos do desafio foram totalmente equilibrados, com disputa das bolas no meio campo, embora os Portos de Bissau tenha tido várias oportunidades para fazer golos.  Nos minutos finais da primeira parte Sonaco controlou o jogo, mas sem grandes ocasiões de finalização.

Já na segunda parte, com alterações promovidas pelos dois treinadores, Os Portos de Bissau entraram melhor mas não souberam aproveitar as oportunidades. Pereira, que marcou o único tento, teve várias ocasiões para golos, sobretudo aos minutos 46 e 59.

Além do jovem atacante, dois jogadores da equipa dos estivadores que saíram do banco de suplentes, Baba e Adriano tiveram oportunidades de golos.

No final do jogo, Califa Cassamá vulgo “Zidane”, mostrou-se satisfeito pela conquista dos três pontos,  embora tenha lamentado as oportunidades desperdiçadas pelos seus pupilos.

“Infelizmente como vocês viram tivemos golos na cara do guarda-redes, não conseguimos marcar, mas o importante é o jogo vale os três pontos obtidos frente ao Sonaco”.

Por seu turno, o técnico do FC Sonaco, Djau Embaló, reconheceu que entrou mal no jogo, mas salientou que não gostou da equipa de arbitragem.

“Eu não gosto de falar do trabalho da equipa da arbitragem. Mas a equipa que dirigiu a partida de hoje não facilitou o desafio, mesmo os que assistiram ao jogo constataram o que se passou durante o encontro”, argumentou.

A quarta jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão prossegue nesta quarta-feira com os restantes jogos das duas séries.

Na série A, além desta partida que opôs Os Portos de Bissau e o FC Sonaco, amanhã, quarta-feira 28 de abril de 2021, o Sporting Clube da Guiné-Bissau recebe em Bissau o Desportivo do Gabú. Na quinta-feira o FC Cuntum recebe no estádio Lino Correia Os Balantas de Mansoa. O Sporting de Bafatá fica de folga.

Em relação à série B, na quarta-feira, o FC Canchungo recebe no seu reduto o Nuno Tristão FC Bula. No mesmo dia o Atlético Clube de Bissorã recebe no norte do país a visita do FC Pelundo, para o fecho da jornada o Flamengo de Pefine recebe a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) na sexta-feira no estádio Lino Correia.

Segundo informações apuradas pela secção desportiva do Jornal O Democrata, a Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), decidiu acelerar o campeonato nacional para antecipar a época das chuvas que se avizinha.

De referir que a Guinesliga iniciou nos princípios do mês em curso, após autorização do Governo, perante “medidas apertadas” para evitar infeções pelo novo coronavírus.

Os jogos estão a decorrer sem público, embora se nota presença de algumas pessoas atrás das bancadas, sem elementos de segurança policial.

Por: Alison Cabral 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa