Guinesliga: TREINADOR DO SPORTING MOSTRA-SE CONFIANTE NA CONQUISTA DO TÍTULO

O treinador do Sporting Clube da Guiné-Bissau, Pedro Dias, mostrou-se “confiante” que a sua equipa vai ganhar o campeonato nacional da primeira divisão em futebol “Guinesliga” frente ao Sport Bissau e Benfica, na final que será disputada em Bissau.

“Estou confiante na conquista do título do campeonato nacional, porque tenho uma equipa experiente que joga melhor em campo. Isto dá garantia que vamos ganhar a Guinesliga”, afirmou Pedro Dias.

Dias falava aos jornalistas esta quarta-feira, 16 de junho de 2021, no final do jogo entre o clube leonino e o FC Cuntum, referente à décima terceira jornada da competição no estádio Lino Correia em Bissau. Os leões de Bissau venceram os Cavalos Brancos de Cuntum por 2-0.


Embora reconheça que a final será frente ao seu eterno rival (Benfica) e acima de tudo um clube que orientou há vários anos, Dias disse que qualquer clube aposta em vencer a final de qualquer competição, mas confia que o Sporting vai derrotar o Benfica.

Durante os 90 minutos regulamentares do jogo, o Sporting de Bissau foi mais forte que o Cuntum, vencendo por dois golos apontados por Zé aos 20 minutos e Malam Indjai aos 80.

Concluída a décima terceira jornada, falta apenas uma, a décima quarta, para o fecho da fase de grupos, mas o Sporting Clube da Guiné-Bissau e Sport Bissau e Benfica já garantiram o apuramento para a final ainda sem data marcada.

Nos dois restantes jogos da mesma série (A), os Portos de Bissau deslocaram-se à cidade de Mansoa e venceram a equipa local por 2-1. Com triunfo na região de Oio, os estivadores ultrapassam o FC Cuntum na tabela classificativa, somando agora 16 pontos.

Em Gabú, o clube local recebeu a visita do segundo classificado da série A, o Sporting de Bafatá, mas a partida não chegou ao fim devido a incidentes nos minutos complementares do desafio, segundo relatos da empresa local.

Antes do incidente, as duas equipas estavam empatadas a uma bola. Se se confirmar o resultado do empate pela equipa da arbitragem que dirigiu a partida, o Desportivo Gabú será automaticamente despromovido para segunda divisão, uma vez que somará apenas três pontos.

Em relação à série B da Guinesliga, o Benfica, que já garantiu a liderança do grupo, deslocou-se até ao estádio de Nuno Tristão FC Bula e as duas equipas empataram a zero. O jogo foi disputado em Safim, uma vez que o estádio de Bula está em obras.

Com este resultado, a formação de Bula não tem a permanência definida na primeira divisão  e o treinador da equipa, Infámara Dabó, já veio reconhecer que as contas estão  bem complicadas.

Em relação aos restantes jogos da mesma série, FC Pelundo e Pefine empataram a uma bola e é com o  mesmo resultado que terminou o jogo entre o FC Canchungo e Atlético Clube Bissorã.

A UDIB  e o FC Sonaco  cumpriram a folga esta jornada nas respetivas séries da Guinesliga, época desportiva 2020/2021.

A Guinesliga promete ser renhida até ao fim, especialmente entre vários clubes que lutam pela sua manutenção nas duas séries. A uma jornada do final, as equipas em aflição têm ainda algo em jogo por que lutar.

Confira a tabela classificativa  das duas séries da primeira divisão a uma  jornada do fim do campeonato:

Série A

Sporting : 30 pontos

Bafatá : 19 pontos, menos um jogo

Mansoa : 17 pontos

Portos de Bissau : 16 pontos

Cuntum 13 pontos

Sonaco : 7 pontos, menos um jogo

Gabú : 3 pontos

Série B

Benfica : 25 pontos

Canchungo : 16 pontos 

UDIB : 13 pontos

Pelundo : 13 pontos

Bissorã : 12 pontos

Pefine : 12 pontos 

Bula : 10 pontos


Por: Alison Cabral

Foto: Marcelo N´canha Na Ritchi

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *