A Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) vai participar, neste sábado 10 de janeiro, no congresso da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB). A aprovação da proposta de aumento das equipas na primeira e segunda divisão para 14 e 24 respectivamente, assim como a extinção da terceira liga de futebol, entre outros assuntos são pontos agendados para o debate entre a direcção da FFGB e dirigentes dos clubes.
Uma comissão criada pela Assembleia-geral da Liga LGCF reuniu-se na tarde e noite desta sexta-feira na sede de Ajuda Sport para analisar, com base nas conclusões da última assembleia da organização dos clubes, as propostas que a LGCF apresentará amanhã no conclave da FFGB. No dossiê, propõe-se a continuidade da liga na realização do campeonato nacional.
Na saída do encontro, o presidente da LGCF, Abubacar Conté disse ao jornal O Democrata que “a comissão criada pela assembleia-geral da liga fez um trabalho exaustivo para evitar que haja confusão durante o congresso; por isso, delegaram um grupo de porta-vozes que coordenarão os trabalhos para evitar disparidades da parte da organização que vai dirigir o conclave amanhã”.
Instado a pronunciar-se sobre algumas exigências que a liga levará para o congresso, Conté apontou entre outros, a problemática do início tardio do campeonato, sempre Janeiro”.
Conté revelou ao nosso jornal que a liga está de acordo com o aumento de clubes na primeira liga, mas sim para 12, baseando nas deliberações do último congresso da federação de futebol, mas não para 14 como consta na proposta da FFGB.
Conté disse que a sua organização não é apologista da proposta da FFGB. Contudo, garante que a decisão estará nas mãos dos dirigentes dos clubes que tomarão parte amanhã no conclave da federação de futebol. O número um da LGCF exorta que reúne um bom senso amanhã no congresso, lembrando que o que é bonito no futebol chama-se “Faire Play”.
Por: Sene Camará





















