Financiado pelo governo Italiano: UNFPA INICIA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE MELHORIA DA SAÚDE JUVENIL PARA O APROVEITAMENTO DO DIVIDENDO DEMOGRÁFICO (YE4DD)

Na Guiné-Bissau, assim como em outros países da região da África Ocidental e Central, existe uma necessidade de empoderamento dos jovens nas áreas de saúde, educação, produtividade e economia. Os jovens desta região enfrentam uma série de desafios que têm um impacto adverso na realização do dividendo demográfico. Desafios estes como altas taxas de casamento infantil e gravidez precoce, resultando em altas taxas de natalidade de adolescentes; saúde debilitada, incluindo saúde sexual e reprodutiva resultando em altas taxas de fertilidade, e por sua vez, o aumento de gravidezes indesejadas; falta de oportunidades educacionais e de emprego, em que as meninas são mais desfavorecidas. Regiões com esta desigualdade frequentemente apresentam níveis muito altos de casamento infantil, gravidez precoce e mutilação genital feminina.

Existe um reconhecimento de que lidar com a situação difícil dos jovens é vital para alcançar o desenvolvimento sustentável de longo prazo. O papel crítico que os jovens desempenham no desenvolvimento econômico está claramente demonstrado. No entanto, o bem-estar e o desenvolvimento positivo dos jovens requer políticas e programas que se dirijam à “pessoa na sua totalidade”, que levem em consideração todo o percurso de vida do jovem e prestem muita atenção ao contexto em que os jovens vivem e respeitem, protejam e promovam os seus direitos.

O principal objetivo deste projeto, é criar um ambiente propício para o aproveitamento do dividendo demográfico e empoderamento socioeconômico dos jovens ao:

  1. Garantir que os jovens tenham acesso à saúde de qualidade, para um maior bem-estar
  2. Construir e fortalecer um quadro de liderança juvenil e capacitar os jovens.

O projeto terá a duração de 3 anos e visa melhorar a qualidade de vida das mulheres e jovens: proporcionando acesso à informação e serviços de saúde de qualidade e equitativos para promover a tomada de decisões baseadas em evidência e informação, em relação a todos os aspetos de sua saúde e bem-estar, visando reduzir a morbidade e mortalidade.

O projeto está dividido em três componentes:

  1. Saúde Juvenil: garantir a disponibilidade e acesso a serviços de saúde adaptados aos adolescentes e jovens para aumentar o bem-estar. Que inclui estratégias como o desenvolvimento de capacidade de serviços de saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens (SSRAJ); integração de serviços amigos dos jovens nas unidades de saúde para lidar com as barreiras lidar com as barreiras relacionadas a demanda; adotar uma abordagem multissetorial para abordar vulnerabilidades específicas, incluindo Mutilação Genital Feminina (MGF), casamento infantil e gravidez na adolescência.
  • Empoderamento dos Jovens: Criação de um ambiente propício para o empoderamento e liderança dos jovens. Que inclui estratégias como estabelecer um ambiente propício para garantir os direitos, igualdade e a equidade dos jovens; capacitação e envolvimento dos jovens nos processos e políticas nacionais de desenvolvimento socioeconômico, assim como na tomada de decisão sobre políticas que os afetam; apoiá-los no acesso a esses órgãos de decisão
  • Mudança Social e Comportamental. Inclui estratégias como sessões de advocacia direcionados a líderes e decisores políticos, e líderes jovens sobre a importância da melhoria da saúde para reforçar a produtividade econômica dos jovens; assim como o seu potencial de empreendedorismo.

A implementação do projeto será coordenada e acompanhada pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto que irá liderar e acompanhar as atividades a nível nacional e regional para uma implementação eficaz.

O UNFPA trabalha para construir um mundo onde cada gravidez seja desejada, todos os partos sejam seguros e o potencial de cada jovem seja alcançado.

O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) é a agência do Sistema ONU que trata de questões populacionais. Criado em 1967, o UNFPA trabalha para que os programas de desenvolvimento populacional estejam em sintonia com os temas de saúde sexual, reprodutiva e direitos.

O UNFPA é guiado no seu trabalho pelo Programa de Ação aprovado na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada em 1994. Durante a CIPD, 179 Estados-Membros da ONU – incluindo a Guiné-Bissau – acordaram que a igualdade de gênero e o atendimento às necessidades em educação e saúde, incluindo saúde reprodutiva, são pré-requisitos para alcançar o desenvolvimento sustentável.

A Conferência representou uma mudança de paradigma na abordagem sobre população e desenvolvimento, porque colocou no centro do debate a promoção dos direitos humanos, com ênfase nos direitos reprodutivos e nas escolhas individuais.

Os principais objetivos do UNFPA, desde então, são acelerar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planeamento da vida reprodutiva, a maternidade segura, e direitos e oportunidades para jovens.

O UNFPA também ajuda os países a utilizar dados populacionais para antecipar os desafios futuros; oferece assistência técnica; apoia a formulação de políticas e a construção de capacidades nacionais.

Alcançar os objetivos do Programa de Ação da CIPD também é etapa essencial para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

UNFPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *