Acontecimentos no Palácio do governo: PUN PEDE INVESTIGAÇÃO SÉRIA E ISENTA

O Partido da Unidade Nacional (PUN) exorta às instituições judiciais a cumprir as suas responsabilidades, levando a cabo uma investigação séria e isenta dos acontecimentos “trágicos que, mais uma vez, ensombraram o país nesta terça-feira”.

Em uma nota na sua página oficial no Facebook, o partido liderado por Idriça Djaló escreveu que o país foi “uma vez mais, o teatro da irrupção da violência no funcionamento das suas instituições políticas”, condenando “firmemente e sem reservas” o recurso à violência no espaço público e político. 

Para o PUN, nenhuma razão justifica que um grupo de soldados ou homens armados tentem colocar em causa as regras democráticas da República, tomando de assalto às suas instituições.

Lê-se na nota que o PUN defende que, na Guiné-Bissau, o poder deve ser conquistado por via das urnas e não pelas armas, desafiando a classe política e as autoridades do País a fazer prova de maturidade e de sentido de responsabilidade.

A nota refere que, nos últimos tempos, tem-se assistido a atitudes e comportamentos de natureza a dividir os guineenses, condenando todos os que destilam “discursos etnicistas” assim como os que tentam sufocar as regras democráticas plasmadas na Constituição guineense. 

Neste sentido, o Partido convida os actores políticos a rejeitar o recurso à violência e a narrativas divisionistas.

Também lamentou profundamente as vítimas “inocentes das violências de ontem e apresenta às famílias enlutadas as suas mais sentidas condolências”

Por: Tiago Seide

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *