O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) adiou para os dias 10 a 13 de março deste ano, o décimo (X) Congresso do partido que deveria arrancar no dia 17 de fevereiro corrente.
“Propor ao órgão competente para o efeito, o Comité Central, a convocação do X° congresso ordinário do PAIGC para os dias 10, 11, 12 e 13 de março de 2022” lê-se no comunicado consultado pelo O Democrata, com a data de 12 de fevereiro, assinado pelo Secretário Nacional do partido, Aly Hijazi.
O PAIGC realizou no último fim de semana [sábado] a reunião da Comissão permanente para analisar a situação política do país e os preparativos do X congresso.
Em comunicado, a comissão permanente condena aquilo que considera ser a “intromissão indevida da Presidência da República e do Governo nos assuntos internos do PAIGC, através de manobras encapotadas para dificultar” a realização do congresso.
“Acatar as medidas restritivas impostas pelo estado de alerta contra a pandemia da covid-19 e adiar a data da realização do X° congresso, apesar de as mesmas serem discriminatórias” insistiu o PAIGC.
O congresso dos libertadores deveria decorrer de 17 a 20 de fevereiro de 2022.
Por: Tiago Seide



















