O Sporting Clube da Guiné-Bissau (SCGB), atual campeão em título, foi surpreendido e derrotado pelo FC Cuntum (2-0) na décima terceira jornada do Campeonato Nacional de Futebol “Guines-Liga”.
Os dois tentos de Cuntum foram marcados por Dembo Silla aos 25 e 49 do desafio, que foi assistido por muito público nas bancadas do estádio sintético Lino Correia, em Bissau.
A partida de encerramento da jornada, no domingo 10 abril de 2022 e que ditou a vitória dos Cavalos de Cuntum, permitiu que o Sport Bissau e Benfica (SBB) e o FC Canchungo colassem à equipa leonina na tabela classificativa, ambos com 27 pontos.
Embora partilhem a liderança da tabela classificativa da Guines-Liga na presente temporada, os encarnados de Bissau têm menos um jogo em relação ao seu eterno rival [Sporting Clube da Guiné-Bissau] e ao Canchungo. Segundo apurou a secção desportiva do Jornal Democrata, o jogo em atraso entre o Benfica e a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) realizar-se-á amanhã, terça-feira, 12 de abril, em Bissau.
Caso vença a UDIB, o Benfica assumirá o comando da Guines Liga.
Com este triunfo, o FC Cuntum continua no quarto posto da tabela, em igualdade de pontos com oFC Sonaco, ambos com 21 pontos. O Sporting CGB somou a segunda derrota na Guines-Liga, a primeira foi frente ao Canchungo no mês passado.
Nos restantes jogos da décima terceira jornada, que terminou na última sexta-feira, o vice-campeão nacional, Benfica, recebeu e venceu o Atlético Clube de Bissorã por 3 a 1, graças aos golos de Moudó Injai, Belmiro Gomes e Domingos N’daghi.
O único golo do clube da região de Oio foi marcado por Saido Sissé aos 80 minutos, após desatenção da defensiva encarnada.
Em Nhacra, região de Oio, o clube local recebeu a visita dos Lobos de Canchungo e empatou a um golo.
Ainda em Oio, a crise dos resultados continua na equipa dos Balantas de Mansoa, um dos clubes históricos de futebol da Guiné-Bissau, que recebeu o FC Sonaco e foi derrotado por 1 a 0 no seu reduto.
Com esta derrota, Mansoa foi ultrapassado pelos Arados de Nhacra. O Sonaco partilha o quarto lugar com os Cavalos de Cuntum.
Em Pelundo, região de Cacheu, o clube local regressou às vitórias nesta jornada, ao receber um dos clubes aflitos na tabela, o Binar FC, que venceu-o por 3 a 0. Um resultado que permitiu à equipa técnica do clube nortenho sacudir a pressão tinha
Na segunda capital da Guiné-Bissau, Bafatá, o clube local recebeu a visita da UDIB e saiu derrotado por 3 a 0, segundo relatos da imprensa desportiva local, no último sábado. Os golos da UDIB foram marcados por Gelson, Guilherme e Désside Mendes.
Com este resultado, a UDIB ultrapassou SC Bafatá com dois pontos, somando agora 18 pontos na tabela classificativa, enquanto os Leões do Leste mantêm-se com 16.
No sábado, os Portos de Bissau viram-se derrotados pela segunda vez consecutiva. Os Estivadores receberam, no Estádio Lino Correia, o Cupelum FC e empataram a zero bolas. A partida ficou marcada por três expulsões, duas do lado dos Portos de Bissau [Rafico Saido Djassi aos 63′ e do técnico Marcelo Mendonça aos 85 minutos, respetivamente, e o médico do FC Cupelum Mamadú Seide aos 89 minutos].
O jogo entre o Massaf Cacine e o Flamengo de Pefine não se realizou no sul do país. De acordo com os relatos da imprensa local, o jogo não foi realizado devido a falta de policiamento.
Resultados completos da décima terceira jornada.
Sporting CGB 0 – FC Cuntum 2
Benfica 3 – Atl.Bissorã 1
Portos de Bissau 0 – Fl.Pefine 0
FC Pelundo 3 – Binar FC 0
Arados de Nhacra 1 – FC Canchungo 1
Sp.Bafatá 0 – UDIB 2
B.Mansoa 0 – FC Sonaco 1
A partida entre Massaf Cacine e Flamengo de Pefine não foi realizada.
Classificação da Guines-Liga, após o cumprimento desta jornada:
1- Benfica 27 pontos, menos um jogo,
2- Sporting 27 pontos,
3- Canchungo 27 pontos,
4- Sonaco 21,
5- Cuntum 21,
6- UDIB 18, menos um jogo,
7- Atl.Bissorã 17,
8- Sp.Bafatá 16,
9- Cacine 16, menos um jogo,
10- Pefine 13, menos, um jogo,
11- Portos de Bissau 13 pontos,
12- Nhacra 12 pontos,
13- Pelundo 12 pontos,
14- Binar 11 pontos,
15- Mansoa 11 pontos,
16- Cupelum 9 pontos.
Por: Alison Cabral
















