O dirigente do Partido da Renovação Social (PRS), Augusto Poquena, foi nomeado, sob proposta do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian e por Decreto número 15/2022 para desempenhar as funções do Secretário de Estado da Energia.
Poquena entra assim para a orgânica do Governo definida pelo decreto número 03/2022 de 26 de janeiro, e passa a integrar o governo liderado por Nuno Gomes Nabian.
No outro decreto, número 14/2022, o governo justifica a nomeação pela necessidade de criar e autonomizar uma Secretaria de Estado de forma a dotar o Ministério dos Recursos Naturais e Energia de mais capacidade e competência para fazer face aos atuais desafios do setor da energia.
“O Presidente da República decreta nos termos da alínea j do artigo 68 e 70, ambos da Constituição da República”, pode ler-se no documento presidencial.
Biografia
Augusto Poquena nasceu em Bissorã, região de Oio, norte da Guiné-Bissau, a 18 de março de 1962. É dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). Foi Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades por duas vezes. Primeiro no executivo de Baciro Djá, depois no governo de Umaro Sissoco Embaló.
Licenciou-se em Tecnologias de Produção em Conservação das Indústrias, pelo Instituto Superior das Pescas na Ex-URSS, em 1991. Foi Secretário-geral do PRS, embaixador da Guiné-Bissau na Bélgica, em 2002. Igualmente embaixador da Guiné-Bissau na Guiné-Conacri, em 2003. Foi eleito deputado em várias legislaturas.
Por: Aguinaldo Ampa





















