Figura da semana: ANAXIMANDRO FERREIRA MONTEIRO LANÇA LIVRO “ASSOCIATIVISMO NA UNIVERSIDADE – DESAFIOS E OPORTUNIDADES” 

[SEMANA 18_2022] O consultor guineense de recursos humanos, Anaximandro Ferreira Monteiro, lançou um livro intitulado  “O Associativismo na Universidade – Desafios e Oportunidades” em Portugal. O livro, de acordo com autor, surge num contexto de crescente afirmação do Associativismo Universitário, vindo contribuir com uma reflexão sobre desafios e oportunidades com as quais os associados se confrontam.

A obra revela-se como um instrumento de valorização das práticas implementadas, ajudando à compreensão da relação existentes entre a Universidade e as Associações e como a conjuntura atual estimula o diálogo e a oportunidade de se desenvolverem novas propostas de liderança.

A partir de várias reflexões, este projeto editorial apresenta uma panóplia de contributos que cimentam o estudo do Associativismo em Portugal.

BIOGRAFIA

Anaximandro Ferreira Monteiro nasceu no dia 25 de agosto de 1994 em Bissau. Começou os estudos no jardim da Nossa Senhora de Fátima. Seguiu depois para Escola Solidariedade e terminou a décima primeira no Liceu Nacional Kwame Nkrumah em Bissau.

Após terminar o liceu, Ferreira Monteiro deixou a Guiné-Bissau rumo a Portugal para o curso superior naquele país europeu. Em Portugal, Monteiro licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa.

Foi coordenador do gabinete dos recursos humanos para educação da embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa (Portugal), no âmbito do acesso ao regime especial dos estudantes. Foi presidente do núcleo  dos estudantes africanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa. O consultor guineense foi cofundador do projeto porto partida ISCSP- Universidade de Lisboa.

Monteiro foi agraciado com o premio de 100 jovens mais influentes da lusofonia, atribuído pela academia de líderes africanos da lusofonia.

Por: Alison Cabral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.