ANEXÍMENES PEREIRA PERSPETIVA ABRIR ESCOLA DE FORMAÇÃO DE TREINADORES EM BISSAU 

O treinador guineense radicado na Turquia, Anexímenes Pereira, que se encontra neste momento na Guiné-Bissau, revelou que perspetiva abrir uma escola de formação em Bissau para treinadores de futebol e preparadores físicos antes do final de 2022.

“Em princípio quero abrir uma escola de formação de treinadores de futebol, porque existem no país várias escolas de futebol. Enquanto técnico que ensina as pessoas nas universidades sobre a modalidade na Turquia, quero criar uma escola de treinadores e preparadores físicos ligados à modalidade”, disse.

“Quero ajudar e partilhar a minha experiência com as pessoas que querem fazer o curso de treinador e preparador físico, onde possa criar uma base e convidar treinadores e preparadores físicos que trabalham na Turquia para ensinar e partilhar experiências com os treinadores nacionais “, declarou Anexímenes Pereira.

Anexímenes Pereira tornou pública a intenção na entrevista concedida à secção desportiva do Jornal O Democrata em Bissau para falar dos seus projetos como treinador de futebol e da atualidade do futebol nacional.

O técnico enfatizou que o projeto que pretende desenvolver vai ajudar a melhorar o nível de treinadores em diferentes camadas, sobretudo os que trabalham com as academias de futebol. Acrescentou que pretende com este projeto, juntamente com as autoridades turcas de futebol, ajudar no crescimento da modalidade na Guiné-Bissau.

“Se tudo correr bem, antes do fim de 2022 quero materializar este projeto, porque tenho um campo móvel feito na Turquia, onde se pode criar salas para aulas teóricas de futebol e recinto para aulas práticas. Tudo isso para partilhar experiências com os meus irmãos técnicos, por isso esta iniciativa é minha prioridade de momento”, assinalou Pereira.

Pereira, que está em Bissau há  sensivelmente duas semanas para resolver assuntos privados, disse que, com conhecimento adquirido na área de futebol na Turquia, pode ajudar a desenvolver o futebol nacional nos próximos anos.

Questionado se já informou as autoridades desportivas nacionais do projeto de uma escola de formação dos treinadores, Pereira referiu que não se reuniu ainda com nenhuma entidade, contudo, assegurou que antes da sua implementação vai estabelecer contatos com autoridades desportivas.

Anexímenes Pereira sublinhou que neste momento um dos seus principais objetivos é encontrar mecanismos para trazer os equipamentos necessários da Turquia para a instalação da escola em Bissau. 

 Embora seja  uma escola para formar treinadores de futebol, o jovem técnico garantiu que o centro servirá também para preparar atletas de alto rendimento, nomeadamente lutadores e atletas do peso pesado das outras modalidades desportivas.

Após a sua chegada à capital Bissau, Pereira ofereceu um lote de equipamentos desportivos à equipa de Cupelum FC, bairro que o viu nascer. O lote de materiais doados é composto por coletes, bolas e um cheque cujo montante não foi revelado.

Conhecido entre amigos em Bissau por “Netchi”, o técnico e professor universitário prometeu oferecer também equipamentos no futuro às equipas de Canchungo e Cacheu. 

Anexímenes Pereira foi para Turquia em 2010 para estudar Relações Internacionais e  depois de ter concluído  o curso abraçou a carreira de treinador e antes de chegar à primeira divisão da liga turca em futebol trabalhou em alguns clubes turcos.

Pereira está a trabalhar agora no Yeni Malatyasport como treinador  adjunto, fazendo planeamento da equipa e gerindo tudo em concertação com o treinador principal.

O treinador guineense que já obteve o certificado do nível A da UEFA, que o permite trabalhar como treinador em qualquer clube do mundo, tem como ídolos três técnicos europeus que trabalham na Inglaterra, nomeadamente o Espanhol Pep Guardiola e os alemães Jűrgen Klopp e Thomas Tuchel. Pereira assumiu que é um admirador ferrenho  de Tuchel.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *