SHEELTER FOR LIFE ORGANIZA FÓRUM REGIONAL DE CASTANHA DE CAJÚ NA GUINÉ-BISSAU

A ONG internacional Shelter For Life organiza nos dias 18 e 19 de maio de 2022, em Bissau, o Fórum Regional de Cajú e a criação de um mercado único de castanhas em bruto na região de SeGaBi (Senegal, Gâmbia e a Guiné-Bissau).

O encontro de dois dias termina com a inauguração da pista de produção e o principal objetivo do Fórum é a criação de consciência do impacto das políticas adotadas pelos governos dos três países e conceber soluções para o setor.

Outra aposta tem a ver com melhorar a colaboração entre instituições de apoio ao comércio para ajudar a erradicar os constrangimentos no comércio de trânsito do CCB, bem como defender o levantamento da proibição do transporte rodoviário do CCB.

Em nota divulgada à imprensa e que O Democrata consultou, a organização não-governamental referiu que o objetivo secundário do Fórum é promover o comércio interestatal entre os três países, adotando seguintes programas: um sistema de recibos de armazéns, a promoção dos movimentos das cooperativas para manter uma cadeia de abastecimento estável.

Neste sentido, a Shelter For Life espera promover ações de sensibilização sobre a necessidade de abordar as restrições comerciais da CCB e a construção de consenso sobre um mercado unificado para CCB e a consolidação da relação entre as instituições de apoio ao comércio no SeGaBi, através da assinatura de um memorando de entendimento.

No mesmo documento, pode ler-se que as restrições comerciais ao comércio de CCB entre os três países resultam de uma saturação do mercado na Guiné-Bissau, enquanto os processadores no Senegal estão a sofrer escassez.

“Uma linha de abastecimento segura é importante para as empresas de processamento na região e um mercado unificado irá invariavelmente abordar esta questão. Além disso, a criação de um mercado único irá aumentar o rendimento dos agricultores da região, combatendo a pobreza nas zonas rurais na região SeGaBi”, enfatizou a organização na mesma nota.

Por Filomeno Sambú  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *