CPLP REUNIDA EM DURBAN PARA DEBATER QUESTÃO DE ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NOS ESTADOS MEMBROS 

Os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) debatem, em Durban, na África do Sul, a questão de eliminação do trabalho infantil.

O encontro que decorre desde o dia 15 de maio, acontece no âmbito da realização da 5° conferência Mundial sobre o fenômeno.

Segundo uma nota de imprensa consultada pelo O Democrata, esta é a primeira conferência sobre o tema que se realiza no continente africano e conta com a presença presencial e online de mais de 4 mil delegados, nomeadamente representantes de governos, sindicatos, empregadores, sociedade civil, organizações regionais e internacionais, grupos de reflexão, academia, jovens e crianças de todo o mundo.

Lê-se no documento que os participantes vão debater boas práticas, identificar lacunas e propor medidas urgentes e necessárias para combater o tráfico infantil.

Esta sexta-feira, 20 de maio de 2022, no final da conferência, vai ser apresentada uma Declaração no segmento de alto nível “voice of the world”, demonstrando, assim, o compromisso dessa comunidade com a erradicação do trabalho infantil.

“A 5° conferência é a última conferência Mundial a ter lugar até 2025, data fixada para a prossecução de meta 8.7 da ONU para o Desenvolvimento sustentável (eliminação do trabalho infantil). Traduz-se assim numa oportunidade significativa para avaliar os progressos alcançados para discutir boas práticas implementadas por diferentes atores em todo o mundo, para identificar lacunas e ações urgentes e necessárias para acelerar a eliminação do trabalho infantil e do trabalho forçado” lê-se ainda no documento.

Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.