A recém-nomeada Diretora Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), Dra Zenaida Maria Lopes Cassamá, manifestou inteira disponibilidade do BCEAO em colaborar com as autoridades nacionais e dar seu apoio ao processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau.
A nova Diretora Nacional apresentou-se ao Chefe de Estado, General Umaro Sissoco Embaló, no dia 17 de maio de 2022.
Quadro superior do BCEAO e especialista em gestão e finanças, substitui em funções a sua compatriota DraHelena Maria José Nosoloni Embaló que foi chamada a desempenhar outras funções na Instituição em Dakar.
CONHEÇA O PERFIL ACADÉMICO E PROFISSIONAL DA NOVA DIRETORA NACIONAL DO BCEAO
A Dra Zenaida Maria LOPES CASSAMA é licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), com mestrado em Finanças, concluido em Portugal, de 1990 a 1995.
Com mais de 27 anos de experiência profissional capitalizada no setor bancário e financeiro, ela :
- assumiu altas responsabilidades em dois bancos comerciais na Guiné-Bissau e as funções de Diretora-Geral do Banco Regional de Solidariedade (BRS-GB) durante 5 anos. Período durante o qual o banco foi resgatado antes de ser comprado pelo Grupo ORABANK. Posteriormente, ela foi reconduzida como Diretora-Geral do ORABANK-GB durante 2 anos ;
- contribuiu activamente para o desenvolvimento do sistema financeiro da União como Presidente da Associação Profissional de Bancos e Instituições Financeiras da Guiné-Bissau (APBEF-GB) e 2º Vice-Presidente da Federação das Associações Profissionais de Bancos e Instituições Financeiras da UEMOA (FAPBEF-UEMOA) ;
- assumiu as funções de Conselheira do Diretor Nacional do BCEAO para a Guiné-Bissau de Setembro de 2015 a Abril de 2017 ;
- teve a oportunidade de liderar projetos de grande envergadura no BCEAO como Diretora-Geral de Atividades Fiduciárias na Sede do BCEAO em Dakar (Senegal).
A Dra Zenaida Maria Lopes Cassamá foi nomeada pela Governação do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) para o cargo de Diretora Nacional do BCEAO para a Guiné-Bissau, função que assumiu desde o dia 9 de Maio de 2022.
Fonte: BCEAO



















