GOVERNO ASSINA ACORDO DE ABERTURA DA LINHA AÉREA COM COSTA DO MARFIM

O governo da Guiné-Bissau assinou esta quinta-feira, 02 de junho de 2022, um acordo bilateral de abertura de uma rota aérea que ligará Abidjan (Costa de Marfim) e Bissau (Guiné Bissau) com três voos semanais. O  voo inaugural da aeronave da companhia aérea marfinense aterrou no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau às 10 horas 30 minutos, hora local.

O acordo foi rubricado no Palácio da República entre o ministro cessante dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva e o ministro dos Transportes do Costa do Marfim, Amadu Kone, na presença do chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló.

Depois da formalização do acordo, Ocante da Silva disse que o ato reflete o empenho, a vontade e a determinação política dos dois chefes de Estado, no reforço de laços de cooperação e de amizade entre os dois povos. 

O governante enfatizou que a ligação irá contribuir não só para a mobilidade de pessoas e de mercadorias no espaço sub-regional, mas também representa uma “oportunidade de ponta” que se abre à Guiné-Bissau para a sub-região, para o continente e para o mundo.

Por seu lado, o ministro marfinense dos Transportes disse que o acordo para abertura da linha aérea vai permitir que os dois países tenham benefícios mútuos e ter um setor de transporte aéreo competitivo com boa performance e segurança.

“Estou feliz por ter assinado este acordo na presença do chefe de Estado guineense, porque temos perspetivas importantes no setor dos transportes aéreos. O nosso presidente da República comprometeu-se a fazer tudo para que tenhamos um acordo exemplar e em breve serão implementados voos diários”, anunciou.

Informou que no quadro da integração é necessário incluir todos os setores vitais, facilitando a deslocação dos operadores económicos dos dois países.

Depois do ato foi também inaugurada a Agência da Air Côte D’Ivoire em Bissau na Avenida Osvaldo Vieira.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *