O Sport Bissau e Benfica e o Sporting Clube da Guiné-Bissau eliminaram o FC Pelundo e Djata FC Fulacunda respetivamente, em jogo da terceira eliminatória da Taça da Guiné em futebol.
As águias de Bissau receberam no estádio Lino Correia a visita do FC Pelundo e venceram por 5 a 3 na marcação das grandes penalidades. As duas formações que militam no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Guines-Liga” empataram a uma bola durante os 90 minutos regulamentares.
Na marcação das grandes penalidades, o Benfica teve mais sorte e venceu o clube nortenho e seguiu em frente na eliminatória. Com este triunfo, os encarnados sacudiram a pressão à volta da equipa, após a perda da liderança na Guines-Liga, no último domingo.
O jogo da Taça da Guiné marcou a estreia do treinador interino do Benfica, Bentém Culubali, após a demissão do técnico anterior, João Natchigna.
O Sporting Clube da Guiné-Bissau viajou à região de Quínara, sul do país, e venceu o Djata FC Fulacunda por 4 a 0, segundo relatos da imprensa local. Na partida de futebol realizada no campo Quemó Mané, a equipa leonina foi mais forte e alcançou o apuramento para a próxima fase da eliminatória da competição.
A equipa orientada por Pedro Dias está motivada depois de conseguir recuperar a liderança da Guines-Liga das mãos do seu eterno rival de Bissau, Benfica.
Os Balantas de Mansoa deslocaram-se até Binar [uma das equipas que luta pela manutenção na Guines-Liga] e derrotou o clube local por 3 a 2. Numa partida que serviu para rodar os jogadores menos utilizados, Mansoa esteve melhor e acabou por seguir em frente.
No leste do país, os Lagartos de Bambadinca venceram os Portos de Bissau, na marcação das penalidades por 3 a 2.
Em Oio, o Atlético de Bissorã derrotou a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) por 1 a 0, num jogo bastante equilibrado.
No sul da Guiné-Bissau, o clube local, Massaf de Cacine [que não está a atravessar um bom momento], conseguiu apurar-se para a fase seguinte da competição, ao vencer Quelele nas marcações das grandes penalidades por 4 a 2. As duas formações empataram a uma bola durante 90 minutos regulamentares.
No jogo em atraso da segunda eliminatória da Taça da Guiné entre o Académico de Ingoré FC e o Cupelum FC registou-se a falta de comparência do clube do bairro de Cupelum, segundo relatos da imprensa local. Ingoré FC seguirá para a próxima eliminatória.
Na próxima ronda da Taça da Guiné jogam-se as seguintes partidas:
O Académico de Ingoré FC joga contra Estrelas de Cantanhez. O vencedor deste jogo vai jogar frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau, os Lagartos de Bamabadinca jogam contra o Massaf de Cacine e Bissorá medirá forças com o Benfica, o detentor do troféu.
De acordo com a calendarização do sorteio, Mansoa vai ficar de folga.
Por: Alison Cabral
Foto: arquivo



















