A Seleção de futebol ‘A’ da Guiné-Bissau iniciou hoje a campanha da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2023) com uma goleada frente à congénere de São Tomé e Príncipe.
Em partida realizada em Marrocos, na sequência da interdição do Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau, a Guiné-Bissau venceu o São Tomé e Príncipe por 5 a 1, com uma boa exibição dos pupilos do selecionador nacional, Baciro Candé.
O desafio que marcou a estreia de vários jogadores da Guiné-Bissau foi assistido por um grupo de estudantes guineenses em Marrocos e dirigentes desportivos de ambos os países lusófonos.
A seleção adversária ativou o marcador aos 21 minutos da partida, por intermédio de Edmilson, após desconcentração da barra defensiva do Djurtus.
Embora São Tomé e Príncipe estivesse em vantagem muito cedo, os Djurtus dominaram o jogo na primeira parte, criando várias ocasiões de golo. Aos 40 minutos, a Guiné-Bissau igualou o marcador por intermédio de Alfa Semedo.
Após receber a bola do seu colega, Semedo tirou um adversário do caminho, fazendo um remate fora da área e sem hipóteses para o guardião de São Tomé e Príncipe. Com o golo do jogador do Vitória Guimarães, as duas seleções saíram empatadas na primeira parte.
Na segunda parte, a seleção nacional voltou a assumir o controlo do jogo, criando enormes dificuldades aos adversários. A Guiné-Bissau fez o seu segundo golo aos 50 minutos por intermédio de Zinho Gano, após assistência de Piquete Djassi na esquerda. Gano é um dos jogadores estreantes na fase de qualificação para o CAN.
Volvidos 8 minutos, Gano fez o seu segundo golo na partida, mais uma vez com assistência de Piqueti Djassi, desta vez pela direita, confirmando a reviravolta de 3-1.
Depois do terceiro golo, Baciro Candé poupou alguns jogadores para o jogo da segunda jornada frente à Serra Leoa. Nos minutos finais foi consumada a goleada com os golos de Zidane Banjaqui e Jorge Intima, aos 81 e 86 minutos respetivamente.
Para além de Gano, mais 5 jogadores internacionais guineenses jogaram pela primeira vez, a fase de qualificação para a maior competição de futebol em África. São eles Mamadi Camará, Madi Queta, Sana Gomes, Dálcio Gomes e José Embaló.
No jogo desta quinta-feira, destaque para Alfa Semedo, Bura, Gano e Dálcio Gomes.
Com este triunfo, a Guiné-Bissau partilha a liderança com a Nigéria, ambas com três pontos, embora a seleção nacional esteja em primeiro lugar por causa de golos marcados.
No mesmo grupo, a Nigéria recebeu e derrotou por 2 a 1 a seleção da Serra Leoa.
No próximo dia 13 do mês em curso, a Serra Leoa defronta a Guiné-Bissau no jogo a contar para a segunda jornada de apuramento para o CAN a realizar-se na Costa de Marfim. A partida será disputada na Guiné-Conacri. Enquanto a seleção de São Tomé e Príncipe recebe, no seu reduto, a poderosa Nigéria.
De notar que de 1 a 14 de junho serão disputadas as duas primeiras jornadas. A terceira e quarta serão realizadas de 19 a 27 de setembro e a quinta e sexta decorrem de 20 a 28 de março de 2023.
São no total 48 países, divididos em 12 grupos de quatro, em que 2 de cada grupo podem concretizar o sonho de disputar a fase final do CAN 2023.
Por: Alison Cabral
















