SISSOCO EMBALÓ DIZ QUE O PAÍS NÃO DEVE FALHAR COM A CEDEAO 

O Presidente em exercício da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Umaro Sissoco Embaló, disse na noite deste domingo, 03 de julho de 2022, que a Guiné-Bissau não deve falhar compromissos da organização.

O chefe de Estado guineense fez essa chamada de atenção no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, de regresso da cimeira da CEDEAO realizada em Acra, no Gana. 

Em declarações aos jornalistas, Sissoco Embaló elogiou o papel de Portugal, que mobilizou esforços para permitir que chegasse a tempo a cimeira.

“O país não deve falhar os compromissos da organização”, disse, anunciando apoios dos países da sub-região à Guiné-Bissau e a escolha da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Carla Suzi Barbosa, que vai presidir as reuniões do Conselho de Ministros da CEDEAO. 

O Presidente da República disse que depois da sua eleição, recebeu solidariedade de Portugal, do Brasil e Cabo Verde.

Apelou aos jornalistas a terem cultura de falar bem do país, a relatar factos reais e a promover uma boa imagem da Guiné-Bissau.

“É um orgulho assumir a presidência da organização sub-regional. É uma visibilidade e com impacto grande para o país”, enfatizou.

Embaló assegurou que vai trabalhar para deixar um marco importante na liderança da CEDEAO, na base de uma concertação permanente e pautar-se por uma decisão colegial.

Questionado sobre a vandalização da Igreja Católica de Gabu, Embaló desdramatizou o ocorrido por considerar que “não é algo de outro mundo”, remetendo o caso para a polícia.

“No Vaticano e em Meca rouba-se, portanto isso não é uma novidade. Quantas vezes as mesquitas foram roubadas na Guiné-Bissau?”, questionou.

Anunciou que a próxima cimeira será realizada em Bissau, em dezembro, mas abriu a possibilidade de a mesma se realizar  em qualquer Estado membro da CEDEAO.

Por: Filomeno Sambú 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *