Após a vandalização: COMUNIDADE DE SANTA ISABEL DE GABÚ REERGUE O ALTAR  PARA CELEBRAR A MISSA 

A comunidade católica da Paróquia de Santa Isabel de Gabú reergueu o altar e a imagem de Maria, Mãe de Jesus, profanada, para celebrar a Santa Missa deste domingo, 3 de julho de 2022. Não obstante estarem apreensivos com a vandalização do espaço e a profanação das imagens sagradas, os membros da comunidade católica de Gabú apareceram em massa neste domingo na Missa dominical.

Os fiéis católicos da cidade de Gabú, particularmente da paróquia, inundaram a igreja para participar da Missa de celebração da festa da paróquia. Dia 4 de julho é a festa da padroeira Santa Isabel. Este ano a data foi antecipada este domingo. 

PADRE LENO: “DEUS CUIDA DA NOSSA SEGURANÇA! MAS É BOM QUE AS AUTORIDADES FAÇAM SEU TRABALHO”

O Padre responsável pela Paróquia de Santa Isabel de Gabú, Odilin Judicaël Leno, disse que a comunidade católica da região continua a renovar sua Fé em Deus, razão pela qual participou na Missa de hoje para manifestar a sua solidariedade à Igreja.

Questionado se existem condições para a celebração da Missa, respondeu que “a Comunidade Católica mantém a sua Fé em Deus e em Jesus Cristo”, tendo assegurado que não existem razões que impeça à Missa ao Domingo. Acrescentou que os autores da vandalização e profanação da imagem de Maria podem voltar a estragar todos objetos e imagens sagradas na Igreja, mas que saibam que no dia seguinte “os fiéis católicos estarão mais que determinados para rezar celebrar a Missa”, explicou o padre de nacionalidade conacri-guineense.

Solicitado a confirmar a informação sobre a detenção de quatro suspeitos ligadas à Igreja, o pároco desmentiu essas informações e apresentou ao repórter de O Democrata uma das pessoas apontadas como suspeita e que continua a fazer o seu trabalho livremente na Igreja. 

À saída da Missa, a nova governadora da região de Gabú, Elisa Pinto Tavares, disse a O Democrata que as imagens foram repostas, como se nada tivesse acontecido.

“É assim que deve ser a vida e atitude de um cristão! Um cristão com Fé em Deus sabe muito bem gerir qualquer situação. É preciso que rezemos mais, aumentar a nossa fé, amar os companheiros e perdoar. Senti que o ato de vandalismo aumentou a Fé da Comunidade católica da região, particularmente a da Paróquia de Santa Isabel”, enfatizou.

Explicou que as autoridades regionais iniciaram os trabalhos de investigação desde que ocorreu o ato. Acrescentou que o ministro de Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, esteve em Gabú ontem (sábado) para se inteirar da situação.

“O ministro deu um prazo de dez dias para apresentar um relatório sobre o que aconteceu, sobretudo encontrar os presumíveis autores deste ato de vandalismo”, avançou, para de seguida frisar que “os técnicos estão a trabalhar afincadamente para encontrar os responsáveis deste ato”.

Entretanto, O Democrata apurou junto das autoridades policiais que quatro pessoas ligadas à Igreja terão sido notificadas como suspeitas.

Tratam-se de indivíduos que controlam as chaves da Igreja que a polícia começou a ouvir, suspendendo a audição este domingo para permitir que as suspeitas participassem nas atividades de celebração do dia da Paróquia. 

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.