FADIA DIZ ESPERAR QUE A SUA EXPERIÊNCIA O AJUDE A TER RESULTADOS ESPERADOS

O ex-ministro das Finanças, João Aladje Mamadu Fadia, disse esperar que a sua experiência acumulada no Banco Central  de Estados da África Ocidental (BCEAO) o ajude a conseguir resultados esperados nesse novo desafio.

João Aladje Mamadu Fadia foi exonerado esta segunda-feira, 4 de julho de 2022, das funções do Ministro das Finanças, e indicado por Umaro Sissoco Embaló, chefe de Estado guineense e presidente em exercício da CEDEAO, para ocupar o cargo de Auditor Principal da Comissão daquela organização sub-regional.

“Vou trabalhar com uma equipa. Em todas as instituições há sempre todo um conjunto de regras regulamentadas, ferramentas que permitem balizar como funcionam as instituições. Vou adaptar-me com certeza ao que se tem feito e com a minha experiência, se houver algo a melhorar naturalmente vou influenciar para que isso aconteça”, garantiu.

Fadia falava aos jornalistas à saída do encontro com o chefe de Estado, a quem disse ter apresentado o seu pedido de demissão.

“O Presidente da República aceitou o meu pedido de demissão do cargo do ministro das Finanças. Trabalhou com  os seus pares e a Guiné-Bissau ficou com posto de Auditor Principal e a minha candidatura foi submetida com o consentimento do Presidente”, explicou.

O Auditor Principal da Comissão  da CEDEAO enalteceu a importância da Guiné-Bissau ocupar, pela primeira vez, cargos de elevada categoria na organização criada em 1975.

“Eu digo que eu sou patriota, por isso é que estou a trabalhar. Sinto-me profundamente orgulhoso pelo facto de o país ter conquistado a Presidência da CEDEAO e os demais altos cargos na organização”, frisou.

Por: Djamila da Silva

Foto: Cortesia da Presidência da República

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *