Eliminatória CAN’2023: ESTÁDIO NACIONAL ESTARÁ PRONTO EM AGOSTO PARA RECEBER A NIGÉRIA

As obras da requalificação do Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau, único recinto com capacidade de receber jogos internacionais, vai terminar antes do final do mês de agosto próximo para receber o jogo da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2023) entre a Guiné-Bissau e a Nigéria no mês de setembro.

A garantia foi dada esta quarta-feira, 06 de julho de 2022, pelo Diretor Técnico da empresa francesa “Gregori”, Omar El Goutit, em conferência de imprensa conjunta com a Direção-geral dos Desportos do país, realizado no próprio recinto, onde anunciaram o início dos trabalhos da requalificação.

“Fizemos os primeiros trabalhos. O relvado não está em boas condições, por isso vai ser totalmente requalificado, cumprindo com as normas internacionais e esperamos que até 20 de agosto o relvado esteja em perfeitas condições para se jogar”, disse.

Uma empresa da França com larga experiência em construção e requalificação dos estádios de Futebol e Golfe, foi contratada pelo governo da Guiné-Bissau para requalificar o recinto interditado pela FIFA e CAF para competições internacionais, devido às más condições.

Na sua curta declaração aos jornalistas, El Goutit tranquilizou os guineenses e os amantes de futebol, assegurando que o Estádio 24 de Setembro estará pronto antes do jogo com a sua congénere da Nigéria.

Falando em nome do executivo, o diretor-geral dos Desportos, Alberto Dias, revelou que na próxima semana haverá uma videoconferência tripartida entre a FIFA, o Executivo e a Federação de Futebol do país (FFGB) no sentido de permitir o organismo que rege o futebol mundial acompanhar os trabalhos da requalificação do estádio nacional, “para evitar erros do passado”.

“A FIFA vai acompanhar o desenrolar dos trabalhos para que o final da obra possa dar um OK sobre o recinto, evitando assim pedir uma reavaliação, porque o organismo vai desta vez acompanhar diretamente os trabalhos até ao fim”, declarou Dias.

“Como eu digo sempre, nós estamos a trabalhar para que o próximo jogo a seleção nacional seja realizado em casa e estamos a fazer todos os possíveis para que o público comece a assistir aos jogos em casa, ao vivo, não em campos emprestados “, acrescentou.

Questionado pela reportagem do Jornal O Democrata sobre o montante disponibilizado pelo executivo para requalificação do Estádio Nacional 24 de Setembro, Dias revelou que o montante em causa é de 185 milhões de francos CFA.

O diretor-geral dos Desportos revelou ainda que o executivo mandou adquirir parte dos equipamentos em França, nomeadamente mobiliário para o balneário, cabine do jogo e equipamentos para as obras do recinto que já se encontra no Senegal.

Há mais de um ano que a FIFA e CAF decidiram interditar o único recinto desportivo com capacidade para receber os jogos internacionais por más condições do relvado do jogo e falta de balneário.  Passando a Guiné-Bissau a realizar os seus jogos oficiais internacionais fora e em estádios emprestados.

Nos jogos da fase qualificação da zona africana para o Mundial 2022, a seleção nacional disputou os seus jogos em Marrocos e Mauritânia. Nesta caminhada para o CAN’2023, a seleção nacional jogou a primeira jornada frente à seleção de São Tomé e Príncipe em Marrocos, na sequência da interdição do Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau.     

Em setembro próximo, a Guiné-Bissau vai defrontar a Nigéria numa jornada dupla, a terceira e a quarta que serão realizadas de 19 a 27 de setembro.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *