PORTUGAL DISPONÍVEL PARA APOIAR O PROCESSO ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU

O Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Caroço, terá manifestado a disponibilidade de o seu país apoiar a Guiné-Bissau na realização do processo eleitoral agendado para 18 de dezembro deste ano. 

Segundo uma nota do gabinete de comunicação do Ministério da Administração Territorial e Poder Local consultada por O Democrata, na sua página oficial no Facebook, o diplomata português manifestou essa vontade das autoridades portuguesas, durante uma audiência que lhe foi concedida pelo Ministro Fernando Gomes.

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) apresentou um  orçamento estimado em 5.700 mil FCFA (cinco biliões e setecentos mil francos cfa) para apenas o processo do recenseamento eleitoral das eleições legislativas antecipadas agendadas para 18 de dezembro do ano em curso, que incluiu dívidas em carteira das últimas eleições.  

De acordo com a nota, José Caroço prometeu trabalhar para o estreitar relações entre os dois países, sobretudo fazer ponte entre o Ministério da Administração Territorial da Guiné-Bissau e o de Portugal.

Refira-se que nas eleições legislativas de 2019, o governo português deu um apoio à Guiné-Bissau, nomeadamente boletins de voto, atas constitutivas, sínteses, de apuramento, listas próprias dos votantes, folhas de descarga dos votos obtidos e de descarga por género, além de um apoio financeiro no valor de 100 mil euros, aproximadamente (65. 000.000) de francos cfa.

Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *