WANEP-GB ALERTA QUE MERCADO ILÍCITO CONSTITUI UMA AMEAÇA AO DESENVOLVIMENTO  

A Coordenadora da WANEP-GB, Denise dos Santos Indeque, alertou esta terça-feira, 12 de julho de 2022, que o mercado ilícito, nomeadamente o tráfico de droga, o roubo de gado, o corte ilegal de madeiras constitui uma ameaça ao desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Segundo a ativista, uma das formas de sua atuação no mercado ilícito consiste em minar a capacidade de resposta do Estado, através do aliciamento de governantes, de líderes políticos, das forças de defesa e segurança, dos juízes e magistrados.   

Indeque fez essa chamada de atenção na abertura dos trabalhos de dois dias (12 e 13) de formação dos membros do Espaço de Concertação das Organizações de Sociedade Civil no domínio da economia do mercado ilícito e dos direitos humanos.

O encontro foi organizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e visa dotar os seus membros de ferramentas capazes de influenciar a definição de grandes opções estratégicas, políticas e desenvolvimento, tendentes a reverter o quadro “preocupante da economia ilícita na Guiné-Bissau e fomentar a transparência pública, o controlo social e combate à corrupção”.

Denise denunciou a presença e o crescimento da economia ilícita com um impacto económico que afeta diretamente o setor produtivo, a indústria e o comércio com prejuízos e perdas de emprego e de investimento, sobretudo impactos sociais, afetando diretamente a saúde da população.

Por sua vez, a representante do PNUD, Andreia Teixeira, assegurou que o PNUD vai apoiar a Guiné-Bissau no fortalecimento da resposta das instituições ao tráfico de drogas e ao crime organizado transnacional para reduzir a insegurança na Guiné-Bissau.

“É um prazer trabalhar em parceria com o espaço de concertação, bem como alargar a rede das organizações de sociedade civil e plataformas de organizações para reforçar as suas capacidades e intervenções na construção de uma opinião pública informada sobre corrupção, violação dos direitos humanos, tráfico de drogas e seres humanos, pesca ilegal e outras formas de crime”.

Por: Carolina Djemé

Fotos: CD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *