UNTG DEFENDE A URGENTE IMPLEMENTAÇÃO DO REAJUSTE SALARIAL NA FUNÇÃO PÚBLICA

O porta-voz da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Malam Homi Indjai, defendeu esta terça-feira, 12 de julho de 2022, que é urgente acelerar o processo de implementação do reajuste salarial na função pública.

Indjai falava depois do encontro com o Presidente do Parlamento dissolvido, Cipriano Cassamá, que agora gere a agenda da Comissão Permanente da ANP, com quem disse ter abordado o assunto relacionado com o compromisso assumido por este último em relação à implementação do salário-mínimo da Administração Pública, na sequência dos cortes feitos no Orçamento Geral do Estado (OGE 2022).

A UNTG, una das maiores centrais sindicais do país tem defendido a fixação em 95 mil francos CFA como salário-mínimo na função pública, como forma de “minimizar o sofrimento” dos servidores públicos, garantir que todos tenham poder de compra e enfrentar a crise derivada da subida galopante dos preços de produtos da primeira necessidade.

O sindicalista frisou que mesmo com a dissolução do Parlamento e a queda do governo, a lei deve ser cumprida porque o “atual executivo de iniciativa presidencial está a trabalhar na base do Orçamento Geral de Estado aprovado antes da dissolução da ANP e da queda do governo”.

“Tinham sido feitos cortes de um bilião e quinhentos milhões de francos CFA no orçamento para cobrir reajuste salarial em resposta às reivindicações da UNTG, de maneira que não há nada que possa comprometer esse trabalho”, indicou.

Malam Homi Indjai disse aos jornalistas ter recebido garantias de Cipriano Cassamá de que a ANP vai continuar a seguir o dossiê, uma vez que foi também assumido pelo chefe do governo na apresentação do OGE, aprovado por unanimidade pelos deputados e promulgado pelo Presidente da República.

“O Orçamento Geral de Estado está em execução e esperemos que a parte do reajuste salarial possa minimizar o sofrimento dos trabalhadores, tendo em conta o contexto em que vivemos. O executivo deve iniciar a execução do reajuste salarial aprovado pelos deputados. Se esse valor for aplicado, os trabalhadores poderão sair dos atuais 50 para 95 mil francos CFA”, sublinhou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *