PAIGC VAI CONCORRER ÀS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

O presidente do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo-verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, afirmou esta quarta-feira, 13 de julho de 2022, que o seu partido está pronto para concorrer às eleições legislativas marcadas para 18 de dezembro.

“Posso garantir que o PAIGC está preparado para a data marcada para as eleições e participará plenamente”, afirmou.  

O líder do PAIGC fez esse anúncio à saída da embaixada de Angola, onde foi endereçar as condolências pela morte do ex-Presidente José Eduardo Santos falecido, aos 79 anos, no passado dia 08 deste mês, em Barcelona.

Questionado sobre a data da realização do congresso do partido, Domingos Simões Pereira disse que é “uma situação que ainda está a nível dos circuitos judiciais”.

“Esperemos que a breve trecho possam pronunciar-se e que não haja outras movimentações contrárias a isso”, salientou e disse que se por essa via, se houver dificuldades, o seu partido tem instrumentos internos para contorná-las.

“Quando forem acionados esses instrumentos, a opinião pública saberá”, frisou Domingos Simões Pereira em declaração aos jornalistas, afirmando que o PAIGC está a fazer o trabalho necessário para que, chegado o momento das eleições, esteja em condições de igualdade de circunstâncias com todas as outras forças políticas.

O PAIGC adiou o seu décimo congresso ordinário por duas vezes, primeiro em fevereiro por razões sanitárias e em março devido à uma providência cautelar interposta no tribunal pelo militante Bolom Conté.

Domingos Simões Pereira afirmou que a sua presença na embaixada de Angola não era só para cumprir uma obrigação protocolar, “algo especial para o PAIGC”, tendo em conta a relação histórica com o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), derivada da relação que existe entre a Guiné-Bissau e a Angola.

“A direção do PAIGC veio manifestar a sua solidariedade e pesar e de tristeza e encorajar Angola a seguir na senda da unidade nacional para que juntos possa enfrentar este momento difícil e trilhar o caminho de desenvolvimento”.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *