O Presidente da República da Guiné-Bissau e presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Umaro Sissoco Embaló, recebeu na noite desta quarta-feira, 27 de julho de 2022, em Bissau, o Presidente da França, Emmanuel Macron, com quem vai abordar a situação política e na segurança da sub-região.
O avião presidencial que transportou o chefe de Estado francês aterrou na pista do aeroporto internacional Osvaldo Vieira por volta das 22 horas e 55 minutos, proveniente do Benin, depois de ter estado nos Camarões. Esta é a primeira deslocação à África do che de Estado francês, depois da sua reeleição para o segundo mandato.
Macron, que se fez acompanhar de uma delegação constituída pela ministra francês dos Negócios Estrangeiros, pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento e por elementos do seu gabinete, é o primeiro chefe de Estado francês a visitar a Guiné-Bissau.
Emmanuel desceu do avião e recebeu flores das mãos de uma menina, gesto que simboliza as boas-vindas ao solo pátrio de Amílcar Cabral, depois foi cumprimentado pelo seu homólogo guineense e presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), General Umaro Sissoco Embaló.
Embaló apresentou ao seu homólogo francês alguns membros do governo e elementos do seu gabinete que estavam presentes no aeroporto, e os dois chefes de estados seguiram para a viatura do cortejo presidencial.
À saída do aeroporto, Sissoco e Macron ficaram de pé, na viatura que os transportavam para o centro da cidade, para saudar os populares que se encontravam aglomerados em diferentes pontos estratégicos ao longo da avenida principal para desejar as boas-vindas ao Presidente Macron.
O Democrata apurou que Macron está no país para abordar com o chefe de Estado da Guiné-Bissau a situação política e da segurança na sub-região, particularmente no Mali, na Guiné-Conacri e no Burkina Faso.
A Guiné-Bissau dirige atualmente a presidência rotativa da Conferência de chefes de Estado e do Governo da CEDEAO, tornando-se o primeiro país da África lusófona a dirigir essa organização sub-regional desde a sua eleição no dia 03 de julho do ano em curso, em Acra (Gana), durante a 61ª Conferência Ordinária de Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO.
Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 28 de julho, o Presidente Macron e a sua delegação deslocam-se ao Palácio da República, onde serão recebidos pelo chefe de Estado guineense. A cerimónia terá honras militares, sessão fotográfica, assinatura do livro de honra e um encontro tête-à-tête entre os dois chefes de Estado.
Mais tarde, às duas delegações manterão um encontro bilateral alargado. O Presidente francês, de acordo com informações disponíveis, terá encontros de trabalho com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, da Defesa, Marciano Barbeiro, e das Finanças, Ilídio Vieira Té.
Por redaçao